Voltar para a tela anterior.

Pessoas com diabetes poderão ter prioridade na hora do atendimento

Assinado pelo vereador Velocino Uez/PDT, o texto que trata do assunto segue para sanção do Executivo


O plenário de Caxias do Sul acolheu, nesta quinta-feira (21/02), o projeto de lei 16/2018, que dispõe sobre a prioridade no atendimento a pessoas com diabetes em Caxias do Sul. Assinada pelo vereador Velocino Uez/PDT, a matéria foi aprovada com o voto de todos os vereadores presentes na sessão e segue agora para sanção do Executivo. O projeto contém substitutivo (SB2-2018), que foi aprovado e altera alguns termos, sem comprometer o mérito.

Caso a proposta virar lei, pacientes com diabetes terão de ter atendimento prioritário em postos de saúde, clínicas, hospitais, laboratórios e similares situados no município caxiense quando realizarem exames que necessitam de jejum, tais como coleta de sangue e ultrassonografia de abdômen.

Para ter esse direito preferencial, a pessoa deverá comprovar sua condição mediante apresentação de laudo médico ou exame que ateste a patologia.

Na exposição de motivos, o autor explica que a intenção é evitar que tais pacientes fiquem muito tempo nas filas. “O atraso no atendimento de pessoas com tal patologia provoca sofrimento, e tem consequências, uma vez que a falta de glicose no organismo compromete o funcionamento do cérebro, acarretando consequências graves para o paciente. Conforme a gravidade da situação, podem ocorrer desmaios, tonturas, fraqueza e o paciente pode vir a óbito”, escreve Velocino no projeto.

O parlamentar acrescenta que diabetes é uma doença do metabolismo causada pela falta ou má absorção da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) e atinge crianças, adultos e idosos. Segundo descreve o pedetista, no Brasil, existem 13,4 milhões de diabéticos e, em Caxias do Sul seriam mais de 30 mil pessoas com a doença.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE SUBSTITUTIVO 2/2018 - PROJETO DE LEI Nº 16/2018

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Não Votou

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

TIBIRIÇÁ VIANNA MAINERI PRB Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

21/02/2019 - 11:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo