Voltar para a tela anterior.

Interior do município encerra o 'Câmara vai aos Bairros'

Última edição do projeto em 2010 apresentou um grande número de reivindicações


A zona rural do município foi escolhida para encerrar as atividades do projeto 'Câmara vai aos Bairros' deste ano. Aproximadamente 100 pessoas estiveram no salão paroquial de Vila Oliva, na tarde deste sábado (27), com o intuito de conversar com os vereadores sobre as demandas necessárias aos distritos, em especial com relação à queda de granizo, ocorrida na última semana e que prejudicou fortemente as plantações da região e de localidades vizinhas.

O levantamento sobre os estragos, feito pela Emater e pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, motivou a prefeitura a decretar, na quinta-feira passada, estado de emergência em parte da zona rural do município. O decreto deve vigorar por um prazo de 90 dias. A intenção é que os agricultores possam conseguir a reavaliação dos contratos de créditos para esta safra, além de novas linhas de financiamentos.

O presidente da Casa, vereador Moisés Paese/PDT, informou que a Câmara aguardará a divulgação total dos laudos técnicos para, então, enviar, junto com o Executivo, um representante ao Ministério da Agricultura para tratar da questão. Paese garantiu que todas as solicitações serão encaminhadas aos órgãos competentes.

O parlamentar, Renato Oliveira/PCdoB, vice-presidente da Câmara Municipal, incentivou as pessoas a relatarem os problemas existentes aos vereadores. Referiu, com isso, o papel do Legislativo de ouvir e, dessa maneira, encaminhar as situações para resolução. O vereador Daniel Guerra/PSDB considerou importante a prefeitura ter decretado estado de emergência na região, o que, segundo ele, facilitará o auxílio à agricultura. Arlindo Bandeira/PP mostrou-se solidário às dificuldades enfrentadas no momento pelos agricultores e afirmou que vai acompanhar o resultado dos laudos, bem como as atitudes que serão tomadas pelo poder público.

Ari Dallegrave/PMDB lamentou que os agricultores ainda sofram com a falta de assistência e de defesas contra esse tipo de situação. Segundo ele, no âmbito dos investimentos, a agricultura familiar não recebe a atenção necessária. O vereador Mauro Pereira/PMDB reiterou que a intenção da Câmara é ouvir a comunidade, para perceber as necessidades existentes.

A parlamentar Geni Peteffi/PMDB prosseguiu na abordagem sobre os problemas ocasionados pela queda de granizo. Disse, ainda, que o decreto vai agilizar os recursos necessários para o auxílio aos produtores atingidos pela tempestade.

As demandas apresentadas no encontro desta tarde não se restringiram aos estragos na agricultura.

A população cobrou melhorias em diversas áreas. Ampliação da estrutura de saúde, em Vila Oliva e nos distritos vizinhos, instalação de uma antena de telefonia móvel e para acesso à internet, investimentos em segurança pública, abertura de estradas, ampliação do transporte público, implementação de um sistema de esgoto e a construção de novos poços artesianos foram os principais pedidos dos moradores.

Moisés Paese mostrou-se satisfeito com a mobilização vista no encontro. Salientou que o interesse da comunidade em discutir problemas com os vereadores demonstra que o projeto 'Câmara vai aos Bairros' cumpriu o papel de ouvir a população e, dessa maneira, intermediar, junto aos órgãos competentes, o encaminhamento das necessidades dos caxienses.

27/11/2010 - 19:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo