Voltar para a tela anterior.

Proteção animal é tema de acordo de lideranças no Legislativo

Representante da ONG Na Rua Nunca Mais reivindicou atenção à causa


Por meio do acordo de líderes, o plenário do Legislativo caxiense recebeu, na manhã desta terça-feira (19/02), Elizabeth Padilha, representante da ONG Na Rua Nunca Mais. Ela explicou sobre como a Associação Amigos dos Animais (Soama), junto de ONGs e protetores independentes, realizavam o alojamento e a proteção de animais de rua em anos passados. Segundo ela, em 2016, o espaço se tornou Canil Municipal e cerca de 1 mil animais ficaram sob a tutela do município. Conforme Elizabeth, mesmo com melhorias no local, os atendimentos são insuficientes para atender toda a demanda de cães e gatos abandonados na cidade.

A protetora criticou a proibição da entrada de voluntários no Canil e cobrou a promessa de construção do Centro de Bem-Estar Animal, assumida pela atual administração. Além disso, reiterou o baixo número de doações realizado pelo órgão, a falta de um plantão 24 horas destinado aos animais e a criação de leis de proteção para a área.

Por fim, pediu um acesso facilitado e parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em relação às castrações e a outras ações do setor. A voluntária da ONG lembrou, ainda, do crescimento recente do mercado pet, que movimenta milhões de reais na economia, e de canis clandestinos que se formam por falta de fiscalização efetiva.

19/02/2019 - 12:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo