Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo defende criação da Comenda Mérito Raul Randon de Metalmecânica

Vereador protocolou o projeto com intenção de reconhecer a trajetória do empreendedor


Destacar a trajetória de vida do empresário Raul Anselmo Randon foi a intenção do vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19/02). O objetivo da homenagem é relembrar a importância das ações do empresário para a cidade de Caxias do Sul e defender a criação da Comenda Mérito Raul Randon de Metalmecânica, que foi aprovada por unanimidade, no final da plenária de hoje.

O projeto de decreto legislativo 5/2018 prevê que a distinção seja entregue a três profissionais, empresas ou entidades da área metalmecânica, bianualmente. O documento sugere que a sessão solene de entrega seja realizada no dia 6 de agosto, data do nascimento de Randon, ou na sessão imediatamente posterior ao dia. Também é proposto que, entre os homenageados, seja escolhida, no mínimo, uma mulher.

Toigo relembrou que o município caxiense é o segundo polo metalmecânico do Brasil, justificando a necessidade de destacar nomes que contribuem para o desenvolvimento dessa área. Conforme o vereador, a escolha por Raul Randon para dar título ao prêmio se deve não só à sua atuação na área de implementos rodoviários, mas também ao empreendedorismo social, que foi um dos pilares de suas ações.

Destacou a militância de Randon em prol de menores e adolescentes, por meio de projetos sociais, como o Florescer.  Com intenção de auxiliar em um futuro melhor aos jovens, o projeto oferece, gratuitamente, atividades pedagógicas, culturais e esportivas, para estudantes de 6 a 14 anos, no turno inverno à escola regular.

Em sua trajetória, Raul Randon foi o primeiro empreendedor brasileiro a ser laureado pela Universidade italiana de Pádua, que o reconheceu como Doutor Honorem. “Lá estava ele, não somente pelos feitos da indústria, mas pela sua veia social, por sua sensibilidade”, afirmou Toigo.

O vereador ainda exibiu, aos presentes no plenário, um vídeo que traça a história de Raul e traz depoimentos de pessoas que conviveram com esta personalidade. A exibição também deu destaque à sua caminhada como empreendedor, sem deixar de exaltar sua postura humilde e sensível com os colaboradores.

O vereador Elisandro Fiuza/PRB parabenizou a homenagem e se referiu ao empresário como um visionário, que pautou seu trabalho na simplicidade.

19/02/2019 - 12:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo