Voltar para a tela anterior.

Toigo destaca projeto que pretende instituir a logística reversa em Caxias do Sul

Matéria protocolada hoje, pelo parlamentar, visa a otimizar o descarte de resíduos sólidos


O adequado descarte de resíduos sólidos, em Caxias do Sul, é a meta do vereador Gustavo Toigo/PDT. Na sessão desta quinta-feira (25), ele destacou projeto de lei, de sua autoria, que protocolou hoje. A matéria visa a instituir, no município, a chamada logística reversa, entre empresas e consumidores. Trata-se do que ele entende por responsabilidade compartilhada. Se aprovada, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e a rede de assistência técnica de produtos eletrodomésticos e eletroeletrônicos e seus componentes ficariam obrigados a receber produtos descartados por consumidores.

O parlamentar salientou que a intenção é adequar a cidade à Política Nacional de Reciclagem, em vigor desde agosto passado. Comentou que, na maior parte das vezes, o cidadão encontra dificuldades para descartar objetos que não mais utiliza. Disse que o motivo deve-se ora à falta de informação, ora à ausência de locais adequados para o depósito dos materiais.

Toigo explicou que, depois de sancionada, a determinação preverá 180 dias como prazo de adequação às normas, a ser contado a partir da publicação da lei. Ele também referiu lei municipal de 2002, que disciplina o descarte de pilhas, por exemplo.

O pedetista comemorou, ainda, a assinatura de convênio entre a prefeitura e a Universidade de Caxias do Sul, hoje, pela manhã, para ampliar a rede de recicladores da cidade. O acordo prevê beneficiar as 11 associações conveniadas à rede, que contabiliza mais de 200 associados e 600 pessoas indiretamente envolvidas. Toigo detalhou que o dispositivo consiste na realização de estudo de diagnóstico que, através de oficinas técnicas, deverá capacitar os recicladores.

25/11/2010 - 20:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo