Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez está otimista em relação à qualidade da uva na safra 2019

Integrante da Comissão de Agricultura da Câmara, o parlamentar avalia que o clima de janeiro foi favorável e contribuirá para uma boa colheita


O vereador Velocino Uez/PDT, que é um dos integrantes da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Câmara, está otimista em relação à qualidade da uva na safra 2019. Da tribuna do Legislativo, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13/02), o vereador destacou que o clima, desde dezembro de 2018 até agora, com equilíbrio entre chuva, sol, calor e frio, está favorável e deve beneficiar a colheita das uvas que ficam prontas ao longo dos meses de fevereiro e março.

“Vamos ter uva de qualidade porque choveu em dezembro e, em janeiro, o tempo foi bom para a fruta e para o aumento do grau (de açúcar), o que faz agregar valor à vindima”, explica o pedetista, que tem visitado várias propriedades rurais e conversado com os agricultores e agricultoras da cidade.

De acordo com o pedetista, a melhora na renda é um item que ajuda na permanência do jovem no campo, que é uma das preocupações dos agricultores atualmente, com vistas a garantir a sucessão familiar.

Outro motivo de preocupação de Velocino é com o valor que os cantineiros vão pagar pelo quilo da uva entregue pelo produtor rural. “O preço mínimo é de R$ 1,03, mas pode ser pago mais que isso, só que nenhum cantineiro abriu o valor até o momento. Um vai esperando o outro”, relata.

Diante da vinda das soberanas da Festa da Uva 2019 até o Parlamento, nesta quarta-feira (13/02), Velocino alertou os organizadores do maior evento da cidade que seria adequado garantir uvas em quantidade e qualidade para os visitantes. Segundo o parlamentar, neste ano, devido à mudança no formato da distribuição gratuita das uvas, que será na entrada do evento e não no final, a quantidade que as pessoas receberão deverá ser menor. Assim, ele avalia oportuno ter mais uvas para a venda ao longo do percurso da festa, que se estenderá de 22 de fevereiro a 10 de março de 2019, nos Pavilhões.

 

 

13/02/2019 - 13:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo