Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno se solidariza com situação precária da escola Cristóvão de Mendoza

Alunos farão mutirão neste final de semana diante da inércia do Estado em sanar problemas de infraestrutura


O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou da tribuna do Legislativo caxiense na manhã desta quinta-feira (7) e conclamou o poder público e a comunidade para auxiliarem nas demandas do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Na mesma sessão, o estudante e vice-presidente do Grêmio Estudantil da escola, Anderson Borges, lamentou o estado precário da estrutura. Mostrando imagens da situação, Borges explicou que a comunidade escolar aguarda reformas desde 2012, quando integrou o Plano de Necessidades de Obras. Em 2016, após manifestações e ocupação dos estudantes, foram prometidos recursos do Banco Internacional de Reforma e Desenvolvimento, por meio do Estado e Ministério Público. Mas o repasse não aconteceu. No inicio deste ano, nova licitação foi suspensa devido ao decreto de contenção de gastos do governo estadual.

"Os professores e alunos se sentem desassistidos pelo poder público e pedimos intervenção dos vereadores para que o colégio volte a ser uma referência em educação e estrutura", destacou o jovem, convidando a todos que puderem colaborar para um mutirão de reformas e limpeza da área externa da escola no próximo sábado (9).

Rafael Bueno se solidarizou e se colocou à disposição:

"A nova política se faz assim, reformando escolas, garantindo qualidade na nossa educação. Então esses jovens estão convocando a nossa comunidade. Sejam estudantes, ex-estudantes, empresários, a contribuir com uma lata de tinta, com a mão-de-obra, com uma máquina para que eles possam cortar o mato, fazer limpeza no parquinho, limpar as salas de aula. Então a comunidade está engajada."

O parlamentar ressalta que iniciativas como a dos alunos mostram que os jovens estão querendo estudar, mas em escolas de qualidade. Ele ainda lembrou que o Estado deveria solicitar parcerias com o Município para essas intervenções estruturais. Isso porque em muitos casos o Município cede espaços físicos em escolas para alunos da rede estadual desempenharem suas atividades.

07/02/2019 - 18:30
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo