Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo defende melhores condições ao ciclismo em Caxias do Sul

A parlamentar é praticante desse esporte e entende serem necessárias políticas públicas em torno do tema e uma mudança de comportamento da população


A vereadora Tatiane Frizzo/SD, durante sessão ordinária desta quarta-feira (06/02), utilizou a tribuna para defender maior uso da bicicleta em Caxias do Sul. A parlamentar destacou a necessidade de pensar um plano municipal cicloviário para os próximos anos. Além disso, sugeriu melhor comunicação entre prefeitura, técnicos e ciclistas, para que ocorram utilização e implantação de ciclovias e ciclofaixas com o propósito de garantir mais segurança à comunidade.

Praticante desse esporte, a vereadora listou alguns projetos caxienses e também experiências de uso da bicicleta como modal de transporte no Exterior, mais pontualmente na Austrália, país em que esteve recentemente para fazer intercâmbio. Segundo ela, por lá, o ciclismo é uma cultura enraizada em grande parte da população e dispõe de políticas públicas. “Em Melbourne, uma cidade na Austrália com 4 milhões de habitantes, a bicicleta é bastante usada porque há condições para isso”, observou, mencionando a existência de bicicletários e de compartilhamento de diferentes modais.

Sobre o ciclismo em Caxias do Sul, recordou de um projeto que ajudou a desenvolver em 2015, chamado Viva Bike. Também informou que está se inteirando do projeto do Plano Diretor, de autoria do poder Executivo e que se encontra em trâmite na Câmara, para que seja assegurada nele estrutura para locomoção com bicicletas pela cidade.

Em aparte, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB atentou para um conflito entre moradores e ciclistas na região da 3ª légua, no interior, devido às condições das estradas que não são as ideais para a prática do ciclismo – no percurso, não há acostamento. O parlamentar coloca a questão como um “problema sério de mobilidade que precisa ser avaliado”. O socialista uniu-se à vereadora na defesa do tema.

Felipe Gremelmaier/MDB saudou a iniciativa da vereadora. No entendimento do parlamentar, o ciclismo, além de um esporte prazeroso, favorece a saúde e o turismo. Por isso, propôs uma “discussão mais ampla” sobre o tema.

Com o retorno da palavra, Tatiane Frizzo reforçou que se respeite a sinalização e se priorize as bicicletas, mas também a manutenção das calçadas, olhando para a cidade como um todo.

O vereador Gustavo Toigo/PDT relembrou que, no início da década de 1990, quando esteve na cidade de Londres, havia poucas ciclovias e que, hoje, haveria “centenas de quilômetros”. Em seguida, considerou ser preciso “um planejamento presente e futuro”. O pedetista entende que o modal cicloviário deve ter, na Câmara, uma comissão temporária com vigência de um ano para ampliar o debate e dar ao assunto o tratamento que ele merece, com programas educacionais voltados à população.

Os vereadores Paula Ioris/PSDB e Elói Frizzo/PSB parabenizaram Tatiane Frizzo por abordar o tema. Na opinião de Paula, o ciclismo gera “uma mudança de comportamento na qualidade de vida, muda hábitos, inibe o uso de álcool”. Elói Frizzo conta que, após viagem a São Paulo, trouxe a ideia da ciclofaixa. Ela foi implantada em governos passados, na Perimetral Norte, em Caxias do Sul, mas, após a implementação, sofreu críticas por parte dos ciclistas e, hoje, não existe mais. Contudo, o vereador congratulou a vereadora Tatiane na defesa do modal cicloviário.

Nas considerações finais, a parlamentar Tatiane Frizzo dirigiu-se a Elói Frizzo e disse que recorda do projeto da ciclofaixa na Perimetral Norte, ressaltando que os protestos dos ciclistas ocorreram por causa de invasões na via por outros veículos. Na sua avaliação, para que o ciclismo tenha maior adesão, se faz oportuna uma mudança de atitude da população: “Quando temos esse tipo de postura (de respeito às leis de trânsito), a gente começa a mudar, é uma questão comportamental e um desafio para o poder público”, finalizou.  

(Texto: Pedro Rosano)


 

06/02/2019 - 13:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a):

Ir para o topo