Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara vai promover encontro entre moradores e empresários do Largo da Estação Férrea com a Prefeitura e órgãos de segurança e proteção social no dia 13

Na primeira reunião do grupo parlamentar, presidido pela vereadora Paula Ioris/PSDB, ficou definida ação imediata em busca de soluções para resolver o problema de violência e álcool envolvendo jovens no bairro são Pelegrino


A Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou sua primeira reunião de trabalho na tarde desta terça-feira (05). A frente parlamentar é uma continuidade da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência e tem o foco de promover a segurança pública na cidade, articulando projetos e iniciativas com diversos agentes públicos e privados do município que envolvam a prevenção, a repressão e a punição da violência e criminalidade.
 
Presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB, a Comissão conta ainda com a participação da vereadora Gládis Frizzo/MDB e dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Renato de Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT.
 
O encontro foi realizado na sala Geni Peteffi, na sede do Legislativo, e teve o objetivo de planejar ações imediatas, de médio e longo prazo para solucionar as badernas envolvendo adolescentes e jovens no Largo da Estação Férrea. “Nós sabemos que esse problema da Estação não é de hoje e que a curto prazo a solução deve vir do Executivo, que é o poder responsável, mas como Legislativo podemos promover o diálogo entre todos os públicos para, juntos, construirmos soluções efetivas e consistentes de longo prazo, incluindo uma grande discussão sobre o consumo de álcool, o lazer dos jovens, a participação das famílias na criação dos filhos e a qualidade da educação haja vista a crescente evasão escolar”, opinou a vereadora Paula.
 
Uma moradora do bairro São Pelegrino, próxima do largo da Estação Férrea, acompanhou a reunião e desabafou. “É muito grave o que está acontecendo ali, o que a gente vê das janelas de casa. Os empresários sérios estão sendo prejudicados por proprietários de pequenos bares que vendem bebida a menores e os estimulam a beber em frente a esses estabelecimentos, o que gera aglomeração e excessos de toda ordem. Já conseguimos fechar um estabelecimento, mas eles sempre voltam. Falta fiscalização”, relatou a advogada.
 
Ficou definido que a Comissão vai realizar uma reunião de trabalho no dia 13 de fevereiro, quarta-feira, às 13h30min, na sala Geni Peteffi, convidando moradores e empresários da região, secretários de pastas envolvidas, como Urbanismo e Segurança Pública, além da Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Conselho Tutelar para debater e criar soluções imediatas para o problema.
 
Está prevista, ainda em fevereiro, outra reunião de trabalho para discutir questões de segurança no carnaval entre organizadores de blocos, a Prefeitura e órgãos de segurança e proteção social. Como estratégia de longo prazo, o grupo parlamentar pretende realizar encontros para escutar adolescentes, ativistas do esporte e cultura, e de outros movimentos sociais, incluindo entidades empresariais, para a construção de um projeto de cidade que estimule a saúde física e mental da juventude, oferecendo outras alternativas de lazer a este público, cada vez mais jovem, com o objetivo de reduzir o elevado consumo de álcool e drogas. 

05/02/2019 - 18:50
Gabinete da Vereadora Paula Ioris
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo