Fica para terça-feira a votação de admissibilidade de impeachment contra o prefeito

A quinta denúncia-crime contra Daniel Guerra recebeu pedido de adiamento por cinco dias

Está adiada para terça-feira da semana que vem, no Legislativo caxiense, a votação de admissibilidade do Documento do Poder Executivo 457/2018, com juntadas de textos e outros anexos. Isso porque, na sessão ordinária desta terça-feira (05/02), por unanimidade, foi aprovado um pedido de adiamento por cinco dias, proposto pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Ele justificou que o período servirá para que os parlamentares aprofundem a análise em torno das denúncias do ex-vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu, que solicita o impedimento (impeachment) do prefeito Daniel Guerra.

É a quinta proposta desse teor que ingressou na Câmara, nesta XVII Legislatura (2017-2020). As quatro anteriores terminaram arquivadas. O rito (conferir passo a passo abaixo) se baseia no decreto-lei federal 201/1967, com amparo no Regimento Interno da Casa.

O material contabiliza 478 páginas de anexos, com aditamentos à denúncia (DE 17/2019, com 73 páginas; DE 21/2019, com três páginas; DE 22/2019, com quatro páginas; DE 25/2019, com 19 páginas). Entre outros pontos, Fabris reproduz episódios relacionados ao não reconhecimento por Guerra da figura do vice-prefeito, quando ele ainda estava no cargo, antes da renúncia, no final de dezembro passado. Também reclama quanto a honorários pagos a procuradores do município e a supostos casos de nepotismo, no poder Executivo.

Confira o passo a passo do processo (o rito se baseia no decreto-lei federal 201/1967, com amparo no Regimento Interno do Legislativo caxiense):

1) Presidente determina a leitura da denúncia e consulta a Câmara sobre o recebimento;

2) Rejeitada a denúncia, ela será arquivada;

3) Recebida a denúncia, por maioria simples (maioria dos presentes), é imediatamente constituída a Comissão Processante, composta por três vereadores;

4) A Comissão Processante elege o Presidente e o Relator;

5) Cinco dias após a sessão em que for recebida a denúncia, o Presidente da Comissão Processante deverá notificar o Prefeito, com cópia da denúncia e documentos;

6) Após ser notificado, o Prefeito terá o prazo de 10 dias, para a apresentação de defesa prévia, por escrito;

7) Após a apresentação da defesa prévia, a Comissão Processante emitirá parecer prévio no prazo de 5 dias, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia;

8) Em caso de arquivamento, o parecer será submetido ao Plenário, que poderá confirmá-lo ou rejeitá-lo;

9) Em caso de prosseguimento, o Presidente da Comissão Processante dará início à instrução e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários;

10) Não há prazo fixado para o andamento da fase de instrução;

11) Encerrada a instrução, o Prefeito terá o prazo de 5 dias para apresentar razões escritas;

12) Depois da apresentação das razões escritas, a Comissão Processante deverá emitir parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação, e solicitará ao Presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento;

13) Na sessão de julgamento, serão lidas as peças que forem requeridas pelos Vereadores e Prefeito. Os Vereadores poderão se manifestar pelo tempo máximo de 15 minutos cada um. O Prefeito ou o seu Procurador terá o prazo máximo de 2 horas para produzir a sua defesa oral. Concluída a defesa, serão feitas tantas votações nominais quantas forem as infrações articuladas na denúncia. Considerar-se-á afastado, definitivamente, do cargo, o Prefeito com o voto de dois terços a favor da denúncia. Concluído o julgamento, o Presidente da Câmara proclamará, imediatamente, o resultado e, se houver condenação, expedirá o competente decreto legislativo de cassação do mandato de Prefeito. Se o resultado da votação for absolutório, o Presidente da Câmara determinará o arquivamento do processo. Em qualquer caso, é comunicado o resultado à Justiça Eleitoral.

PEDIDO DE ADIAMENTO POR 5 DIAS - DOCUMENTO PODER EXECUTIVO Nº 457/2018 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não Votou

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim