Diretora-presidente da Codeca é convocada a vir à Câmara

Vereadores caxienses aprovaram requerimento pedindo a vinda de Amarilda Bortolotto até a Câmara e esperam respostas referentes à atuação da empresa

A diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Amarilda Bortolotto, deverá comparecer ao Legislativo caxiense para responder questões dos vereadores, conforme requerimento 6/2019, aprovado por unanimidade. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (08/01), os parlamentares apresentaram diferentes pontos de vista para justificar a convocação. De autoria coletiva, o requerimento é assinado pelos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB e Edson da Rosa/MDB.

Como motivação para a medida, o requerimento afirma que, durante visita técnica da Frente Parlamentar em Defesa da Codeca, ficou acordado, por meio de ata, que a frente enviaria um ofício com perguntas referentes à atuação da empresa. Conforme manifestação dos presentes na visita, que aconteceu em 26 de novembro de 2018, Amarilda não teria respondido nenhuma das questões no encontro presencial.

Foi então que ficou acordado que seria enviado pela Frente Parlamentar um ofício com os questionamentos. Porém, o grupo recebeu como retorno da Codeca que seria necessário, para envio das respostas, um pedido de informações aprovado em plenário.

Em discussão para convocar Amarilda, o vereador Adiló Didomenico/PTB afirmou ser fundamental prestar esclarecimento à população, devendo ser feito, inclusive, de forma espontânea, sem necessidade de convocação. Renato Oliveira/PCdoB acredita que, se o esclarecimento tivesse sido feito durante a visita ou pelo ofício, não seria necessário convocar a diretora.

Ainda o vereador Velocino Uez/PDT ressaltou a importância do diálogo presencial, proporcionando troca de ideias entre Codeca e vereadores, a fim de encontrar soluções e alternativas para as dificuldades da empresa. Para Renato Nunes/PR, teria havido um equivoco de nomenclatura por parte de Amarilda, pois a mesma teria confundido os termos “pedido por escrito” com “pedido de informação”.

A diretora-presidente da Codeca tem prazo de 10 dias para comparecer à Câmara Municipal e esclarecer as questões contidas no documento de convocação. De acordo com o artigo 62 da Lei Orgânica do município, entre as atribuições que competem privativamente à Câmara de Vereadores, está a convocação de secretários municipais, de titulares de autarquias ou instituições de que participe o município e servidores para, pessoalmente, prestar informações sobre assuntos de sua pasta previamente determinados, importando em crime de responsabilidade o não comparecimento no prazo de 10 dias sem justificativa adequada.

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO Nº 6/2019

Vereador – Partido - Voto