Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez visita viticultor em São Bráz da 4ª Légua

Propriedade de Nelson Spido e família produzirá mais de 180 mil quilos de uva


O vereador Velocino Uez/PDT e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, visitaram, na manhã desta sexta-feira (04/01), a propriedade de Nelson Spido, no interior de Caxias do Sul, na localidade de São Bráz da 4ª Légua. No local, conversaram sobre a safra da uva para este ano e observaram qualidade e quantidades da fruta.

A propriedade, que conta com uma área de oito hectares de videiras, das variedades bordô e niágara branca e rosa, produzirá mais de 180 quilos de uva. Caxias do Sul é o quarto município que mais produz a fruta, com 3,8 mil hectares de área plantada. A safra da uva na cidade tem estimativa de 50 mil toneladas.

O parlamentar constatou, junto ao produtor, que a qualidade da uva está melhorando nos últimos dias. Conforme ele, o clima também está colaborando para a graduação dos frutos.

“A safra será menor que no ano passado. Porém, mesmo com a produção menor, os agricultores estão confiantes na qualidade do produto devido ao mês de dezembro ter sido pouco chuvoso, o que contribuiu para deixar a fruta mais doce”, destacou Uez.

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul estima que as perdas em função do granizo e de doenças da planta façam com a quantidade a ser colhida seja menor, cerca de 10% a menos.

Já conforme as estimativas do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a colheita de uvas deve ser de 15% a 22% a menos, situação que deve refletir na safra de 2020. O Ministério da Agricultura definiu o preço mínimo da uva em R$ 1,03 para 2018/2019, com ajuste de 11,96% em comparação a última safra.

04/01/2019 - 14:07
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo