Voltar para a tela anterior.

Mesa Diretora 2019 é empossada no Legislativo caxiense

Parlamentar Flavio Cassina/PTB volta à presidência da Câmara Municipal, após ter exercido a função em 2015


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul para o ano de 2019 tomou posse nesta quarta-feira (02/01), seguindo a data prevista na resolução n° 244/A-2014 (Regimento Interno). O vereador Flavio Cassina/PTB foi escolhido pelo plenário para voltar à presidência da Casa, após ter exercido a função em 2015. Ele reassume, tendo a seu lado na Mesa Diretora os parlamentares: Paula Ioris/PSDB (vice-presidente), Ricardo Daneluz/PDT (2º vice-presidente), Edson da Rosa/MDB (1º secretário) e Alberto Meneguzzi/PSB (2º secretário).

Durante a cerimônia de hoje (02/01), Meneguzzi, que comandou o Legislativo de 2018 até este momento, passou o cargo para Cassina. Também entregou ao novo presidente o relatório de atividades desenvolvidas durante sua gestão, agradeceu pelo apoio dos vereadores e pelo trabalho da equipe funcional da Casa, considerando-a qualificada, e desejou sucesso ao novo comando.

“Também estarei na Mesa e serei apoiador de sua condução nesta Casa”, disse Meneguzzi para Cassina. O socialista aproveitou a tribuna para fazer uma reflexão em torno do atual anseio dos brasileiros e caxienses em relação à política e às ações governamentais. “O eleitor quer um novo jeito de fazer as coisas. O cidadão quer ver suas demandas atendidas e não uma política de faz de conta”, frisou, considerando o mandato político uma missão.  

Antes de iniciar seu pronunciamento, o presidente empossado concedeu a palavra aos colegas de mesa. Todos agradeceram a confiança do petebista e se colocaram disponíveis para trabalhar em benefício da comunidade. Cassina valorizou o perfil da composição da mesa de 2019, que conjuga a experiência e o novo, pois têm ex-presidentes e vereadores de primeira legislatura integrados.

“Tudo faremos para bem conduzir esta Casa, que é a mais legítima expressão da comunidade. Por aqui já passaram governadores, secretários, operários, professores e vários outros”, observou Cassina. O parlamentar também sinalizou como pretende agir ao longo dos próximos 12 meses. Ressaltou que buscará um entrosamento entre os poderes, respeitando as instâncias, e vai procurar contemporizar divergências que surgirem. Fará uma gestão econômica e cuidadosa no uso dos recursos públicos. “Atuaremos com economia e redução de custos, oferecendo bons serviços. Manteremos um bom relacionamento com todos. Não temos cobiça pelo poder, portanto, continuaremos trabalhando de forma discreta e justa, sem atuação midiática”, garantiu.

Após o encerramento, Cassina se dirigiu à plateia que veio prestigiar a posse. Também concedeu entrevista à imprensa e informou que nomeará como cargos em comissão ainda hoje (02/01) a advogada Grégora Fortuna dos Passos como diretora-geral da Casa e o ex-vereador Zoraido Silva/PTB para a chefia da Comunicação Social.

Ao longo deste mês de janeiro, a Câmara segue com atendimento normal ao público, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Como é considerado período de recesso, são realizadas sessões representativas apenas nas terças-feiras (8, 15, 22 e 29 de janeiro). A nova Mesa Diretora, presidida por Cassina, é que conduz os trabalhos.

O ano legislativo, com as sessões plenárias nas terças, quartas e quintas-feiras, será retomado no dia 5 de fevereiro, às 8h30min. Todas as sessões são abertas ao público e transmitidas ao vivo pela TV Câmara (canal 16 da NET ou via site www.camaracaxias.rs.gov.br) ou pelas redes sociais do Legislativo.


SAIBA MAIS SOBRE A TRAJETÓRIA DE CASSINA:

- O parlamentar Flavio Cassina/PTB foi eleito por unanimidade, em 13 de dezembro de 2018, última sessão ordinária do ano passado. Ele já presidiu a Casa em 2015. No decorrer de 2018, atuou como 2º vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL). Caxiense, nasceu em 13 de abril de 1947 e tem 71 anos. Filho de Silviro Cassina e Nair Mandelli Cassina, é casado com Liliana Maria Menegotto Cassina e pai de Aurélio, Mariana e Natália.

- Desde 1995, está filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nas eleições municipais de 2004 e de 2008, alcançou a suplência no Legislativo. No pleito de 2012, com 2.277 votos, elegeu-se vereador para a 16ª Legislatura (2013-2016) da Câmara Municipal. Nesta 17ª Legislatura (2017-2020), após obter 1.973 votos nas eleições de 2016, cumpre o segundo mandato parlamentar. Em diversas oportunidades, presidiu a CCJL.

- A vida pública de Cassina conta com duas passagens por secretarias da Prefeitura de Caxias do Sul. Foi o titular das pastas de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (2005-2008) e da Habitação (2009-2012). Possui graduação em Direito, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), formado em 1973. É técnico em Contabilidade, cujo curso concluiu em 1968, no Colégio La Salle Carmo.

- Há mais de 50 anos, Cassina exerce atividades comerciais na Casa das Armas, fundada em 1º de outubro de 1947. Acumula mais de 16 anos de atuação, como diretor no Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas). (Texto da trajetória de Cassina | Crédito: jornalista Fábio Rausch)


CONHEÇA OS INTEGRANTES DA MESA DIRETORA 2019
PRESIDENTE:
FLAVIO CASSINA/PTB
1ª VICE-PRESIDENTE: PAULA IORIS/PSDB
2º VICE-PRESIDENTE: RICARDO DANELUZ/PDT
1º SECRETÁRIO: EDSON DA ROSA/MDB
2º SECRETÁRIO: ALBERTO MENEGUZZI/PSB

02/01/2019 - 16:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo