Vereadora Paula Ioris presta contas do mandato em 2018

Parlamentar apresentou cinco Projetos de Lei, cinco indicações à gestão municipal. A tucana também foi relatora de 82 projetos de Lei e sugeriu seis emendas ao plano diretor da cidade

A vereadora Paula Ioris/PSDB, que também presidente a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores, divulgou levantamento do trabalho que realizou neste ano. Em 2018, a parlamentar apresentou cinco Projetos de Lei e cinco indicações à gestão municipal. A tucana também foi relatora de 82 projetos de Lei e sugeriu seis emendas ao plano diretor da cidade (sendo ainda coautora de outras 40 emendas).

Apesar de ter sido um ano eleitoral, com o afastamento durante um mês dos trabalhos legislativos para concorrer à Câmara Federal, a parlamentar deu sequência a iniciativas de 2017 e deu início a novas.

A vereadora atuou ainda em temas relacionados à saúde, meio ambiente, orçamento municipal e violência contra a mulher, integrando as Comissões de Saúde e Meio Ambiente – CSMA; Constituição, Justiça e Legislação – CCJL; Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação – CDUTH; e Subcomissão Permanente Pelo Fim da Violência Contras as Mulheres.

Além disso, Paula tem seu mandato, especialmente, focado na área da segurança pública, motivo principal que a trouxe para a política. Como presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores, a parlamentar sugeriu que a Comissão se tornasse permanente em 2019, sendo nomeada como Comissão de Segurança Pública e Proteção Social. A sugestão foi aprovada pelo plenário.

Na Comissão de Enfrentamento da Violência, sob sua liderança e com a participação dos vereadores Adiló Didomênico/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Neri - o Carteiro/SD e Felipe Gremelmaier/MDB, foram realizadas ações e projetos que vão desde a prevenção, repressão e punição à criminalidade e violência, até a ressocialização de apenados. Dentre as iniciativas estão:

- reforma para adequação de salas e pavilhões na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade de Apanhador. Objetivo: oportunizar estudo e trabalho aos presos da unidade que há dez anos estão ociosos.

- descentralização da 2ª Coordenadoria Regional de Perícias do Instituto-Geral de Perícias, localizada em Caxias do Sul, que atende, diuturnamente, 55 municípios da Região Nordeste do RS, com reduzido quadro de peritos. Objetivo: combater a impunidade e melhorar o trabalho do Poder Judiciário, acelerando o retorno de laudos periciais que são importantes peças nas investigações criminais.

- luta por mais vagas para o sistema prisional da região.

- luta por mais oportunidades de emprego para os apenados do sistema prisional, incentivando o Executivo a aproveitar a mão de obra prisional.

- combate à violência (incluindo bullying) no ambiente escolar.

- estímulo aos círculos de construção da paz nas comunidades escolares.

- combate à evasão escolar.

- valorização ao profissional de segurança.

- luta por melhorias no sinal de telefonia e internet no interior de Caxias.

- combate à violência e criminalidade no interior de Caxias.

- encontros de disseminação de boas práticas comunitárias na área de segurança. Objetivo: protagonismo das comunidades e desenvolvimento de autocuidado e vínculos de pertencimento nos bairros.

- busca de boas práticas na área de segurança em outros municípios.

- força-tarefa de articulação de ações integradas e estratégicas com Ministério Público, Prefeitura e forças de segurança.

- e reativação do Consepro/Mocovi de Caxias. Objetivo: realizar um planejamento estratégico para a cidade na área da segurança pública, que atravesse governos.

A vereadora também integra Comitê de Prevenção ao Suicídio de Caxias do Sul e planeja atividades no início do ano, em alusão à campanha Janeiro Branco – lei municipal de sua autoria em parceria com o vereador Rafael Bueno/PDT.

Em 2019, além de dar continuidade aos trabalhos das comissões permanentes em que já encontra-se envolvida, Paula será integrante da Mesa Diretora, ocupando o cargo de vice-presidente. Ela também assume a função de relatora da Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral.

(Texto: Jornalista Greice Tedesco)

20/12/2018 - 16:07
Gabinete do vereador