Voltar para a tela anterior.

Monumento a Ogum é considerado Patrimônio Cultural de Caxias do Sul

Vereador Rafael Bueno acompanhou desde o começo processo de tombamento junto com representantes da Umbanda e Conselho Cultural


O vereador Rafael Bueno/PDT acompanhou a reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) desta quarta-feira (12/11) que decidiu pelo tombamento do Monumento a Ogum como Patrimônio Cultural de Natureza Material de Caxias do Sul. No encontro na Câmara Municipal também estiveram representantes da Umbanda e integrantes do Conselho de Política Cultural do município. Os conselheiros do Compahc aprovaram por maioria o pedido de tombar o monumento e recomendaram estudos complementares sobre aspectos de preservação no entorno da praça onde fica a escultura. Agora, o prefeito Daniel Guerra deverá se posicionar sobre o tombamento. Caso ele se manifesta contra, um novo processo poderá ser encaminhado, nesse caso como projeto de lei, ao Legislativo.

Saul de Medeiros, presidente da Associação de Umbanda, falou em nome dos religiosos e agradeceu o empenho de todos para a conquista. Ele lembrou que Caxias do Sul é o único município brasileiro com uma praça homenageando um babalorixá, a Praça Lauro de Oxum, onde fica o monumento a Ogum, na Perimetral Sul. A comunidade umbandista elegeu Ogum como patrono de Caxias do Sul.

Maria Cecilia Pozza, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, e Ernani Viana da Silva Neto, da área do patrimônio da entidade, também salientaram a importância desse reconhecimento aos praticantes da religião e mencionaram uma moção a favor do tombamento. Rafael Bueno frisou ser fundamental tornar o bem patrimônio cultural em respeito à diversidade religiosa e por que a Umbanda é uma religião acolhedora e que não faz diferenciações entre as pessoas.

"Todos são bem recebidos e sempre estamos preocupados em preservar a inclusão e livre manifestação das religiões. Esta é uma causa centrada na fé e no trabalho e que por isso merece todo o respeito, até porque neste ano o prefeito Daniel Guerra mandou a Associação de Umbanda desocupar a área intitulada Santuário Ecológico Reino dos Orixás, no bairro Cruzeiro, onde os praticantes encaminhavam oferendas dos rituais religiosos", enumerou Bueno.  
Para Saul de Medeiros, a Praça e o Monumento a Ogum são conquistas que colocaram Caxias do Sul como cidade que dá enorme atenção e reconhece a diversidade cultural e religiosa.

"Temos a esperança de que cada vez mais de desfaça qualquer imagem negativa e que isso ajude a reduzir o preconceito de que ainda somos vítimas", definiu Saul.

Para entender 

Ogum é o deus do ferro, a divindade que ergue a espada e fabrica o ferro, transformando-o no instrumento de luta. É o padroeiro de todos os que manejam ferramentas: ferreiros, barbeiros, agricultores, cirurgiões, tatuadores, mecânicos, motoristas de caminhões e maquinistas de trem. É o orixá da tecnologia.

12/12/2018 - 17:15
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo