Toigo destaca política de incentivo à produção e ao consumo do suco de uva

Parlamentar elaborou proposta que já passou em primeira discussão no plenário e deve retornar para votação final

Uma proposta que institui a política de incentivo ao desenvolvimento da produção de suco de uva (Pró-Suco) foi abordada pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, em seu espaço no Grande Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira (05/12). Toigo aprofundou informações sobre a proposta, o PL nº 141/2017, de sua autoria.

Um dos maiores objetivos do Pró-Suco é impulsionar a produção da bebida, além de incentivar a sua inserção na merenda escolar. A proposta passou por primeira discussão, na última terça-feira (04/12), na Câmara Municipal e, conforme o pedetista, o PL foi configurado a partir de reuniões junto a lideranças e produtores do setor, além de ter contado com um questionário sobre a demanda dos vitivinicultores.

O parlamentar considera o suco de uva como uma bebida relevante para o meio rural, com ênfase ao setor vinícola, e de importância econômica fundamental para Caxias do Sul. “O suco de uva é um case de sucesso da vitivinicultura e faz parte do desenvolvimento de muitas famílias da nossa região”, apontou. Mais de 20 mil famílias gaúchas vivem da produção do suco de uva, conforme ele. O parlamentar destacou ainda que a fabricação da bebida no Brasil contabiliza um crescimento de mais de 100% nos últimos cinco anos. O Rio Grande do Sul é responsável por 90% do abastecimento nacional da bebida e conta com cerca de 600 vinícolas registradas e preparadas para a sua elaboração, informou o parlamentar.

Como uma ferramenta de divulgação e valorização da bebida, a proposta trata ainda da criação do Circuito Caxiense do Suco de Uva, que se divide em capítulo 1 e 2, e contém emendas supressiva (ES1) e modificativa (EM1). Essas emendas se voltam à retirada de trechos do texto original para evitar inconstitucionalidade. Para o vereador, a política de incentivo ao desenvolvimento da produção de suco de uva precisa vir acompanhada de um estudo técnico aprofundado e o Executivo teria condições de fazer isso.

Em aparte, o vereador Flavio Cassina/PTB salientou os benefícios da bebida no combate a doenças cardiovasculares. Velocino Uez/PDT também se manifestou e observou que o produtor precisa voltar seu olhar às necessidades de mercado e que o comércio está direcionado mais para o suco, por conta da proibição de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. Já Alceu Thomé/PTB acredita que o enoturismo poderia alavancar empregos na região.

O PL nº 141/2017 deve voltar ao plenário para segunda discussão e votação final.

05/12/2018 - 16:11

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861