Edição especial do Câmara Encanta ocorre nesta quinta-feira

Coral de crianças e adolescentes se apresentará no Legislativo às 8h

O Legislativo de Caxias do Sul promove nesta quinta-feira (06/12), às 8h, mais uma edição do Programa Câmara Encanta. A atividade é especial de final do ano e vai contar com apresentação de crianças e adolescentes do Coral Nossa Senhora de Fátima, do bairro Euzébio Beltrão, e do Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo. A iniciativa é gratuita e toda comunidade está convidada a participar.

Esta é a sétima edição do programa, que visa aproximar grupos artísticos e culturais do Parlamento, abrindo espaço para que eles se apresentem aos caxienses. A iniciativa busca propagar arte e conhecimento, valorizar os talentos da cidade e apresentar aos visitantes os trabalhos da Casa, ressalta o presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB.

“Neste final de ano, queremos valorizar ainda mais a arte que crianças e adolescentes produzem na cidade por meio do canto coral, convidando-os, ao mesmo tempo, a conhecer o trabalho legislativo e a se apresentarem para a comunidade. Esperamos que a população possa aproveitar este momento, se integrar e marcar presença, prestigiando os jovens talentos”, convida o presidente.

Saiba mais sobre as atrações:

Coral Nossa Senhora de Fátima

- O Coral Nossa Senhora de Fátima teve início no ano de 2001, a partir de um grupo de crianças da catequese que gostavam de cantar e estavam sob o olhar da Irmã Ancila, que completou seis décadas de vida religiosa neste ano. O padre Mário Pedrotti foi incentivador da criação do coral, que recebeu o apoio de Maria Bagattine Boff. Além de propiciar a arte de cantar, à época, tinha como objetivo evangelizar e acolher crianças e adolescentes evadidos do sistema escolar.

- Desde a fundação, cerca de 200 crianças e adolescentes passaram pelo coral, e muitas delas seguiram seus estudos, chegando ao Ensino Superior.  Hoje, conta com 16 integrantes, que se encontram semanalmente para os ensaios, no Centro Comunitário da Vila Beltrão Queiroz.

- O coral, que tem animado missas da igreja Nossa Senhora de Fátima e se apresenta em eventos e momentos diversos, segue atuante graças a voluntários, colaboradores e parceiros que dedicam seu tempo e contribuem com doações nas mais diversas formas. Atualmente, são regentes voluntários do coral: Rosângela Hennig e Michael Ferreira. Auxiliam os regentes do coral também de forma voluntária Maria Sebastiana e Eloisa Souza dos Santos. Hoje, os principais mantenedores do Coral são Maria Boff Bagatini Boff, Jairo Antunes e Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE).

Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo/CEM

- O Centro Técnico Social (CTS) iniciou suas atividades no município de Caxias do Sul/RS com a denominação de “Abrigo de Menores São José”, em 1947, tendo por objetivo a instrução elementar e profissional, a educação cívica e cristã de crianças e adolescentes pobres, órfãos e abandonados (como eram descritas as situações de vulnerabilidade e risco na época). Em 1969, passou a denominar-se Centro Técnico Social (CTS) e, em 1978, a instituição passa a atender crianças e adolescentes somente na modalidade de semi-internato, no turno inverso ao da escola.

- Algum tempo depois, todos os atendidos tornaram-se alunos regulares do Colégio Murialdo, como bolsistas 100% de gratuidade e, no ano de 2000, foi denominado Centro Educativo Murialdo (CEM), em adequação às exigências legais e ao ECA. No ano de 2010, o CEM passa a ser um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

- Hoje, são atendidas 120 crianças e adolescentes, no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, todo o ano, entre seis e 15 anos de idade. É espaço de referência para fortalecer vínculos e promover a convivência grupal, a interação social, o desenvolvimento físico e psicossocial, as potencialidades, habilidades e talentos, entre outros.

- O CEM oportuniza diversas oficinas e atividades dirigidas, entre as quais, as oficinas de música e musicalização, de onde se formou o Grupo de Cantores do CEM. Com repertório variado, partilham essa arte nos mais diversos espaços, eventos e momentos. O supervisor-geral da Ação Social Murialdo é Elo João Back. Na coordenação do Centro Educativo Murialdo está Maira Maria Da Sois, e a educadora e regente do Grupo de Cantores do CEM é Rosângela Hennig.

05/12/2018 - 14:03

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861