Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense presta homenagem aos 10 anos de criação dos Institutos Federais

Unidades passaram a ser implementadas no país em 2008, por meio do Ministério da Educação


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05/12), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu homenagem do Legislativo caxiense. Além do presidente da Casa, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, e da 1ª secretária, vereadora Gladis Frizzo/MDB, compuseram a mesa de autoridades a pró-reitora de administração do IFRS, Tatiana Weber; o diretor-geral do campus do município, Juliano Toniolo; e o secretário municipal do Planejamento, Fernando Mondadori.

Os institutos são vinculados ao Ministério da Educação e surgiram no país em 2008, por meio da Lei nº 11.892. Em 2018, a instituição completa 10 anos de criação. O objetivo da entidade é o de oferecer educação pública e gratuita em diversos níveis de ensino, com foco na pesquisa aplicada e inovações tecnológicas. No Estado, são 17 campi do IFRS, incluindo a unidade de Caxias do Sul, criada em 2010. Ao todo, são atendidos mais de 20 mil estudantes e cerca de 2 mil funcionários.

A homenagem foi aprovada por meio do requerimento 88/2018, proposto pelo vereador Rafael Bueno/PDT e assinada pelos líderes de bancada. Para ele, as unidades da rede federal contribuem com a inserção de jovens no mercado de trabalho. “O instituto tem seus cursos voltados às necessidades locais. O campus atua em áreas como vitivinicultura, serviços, indústria, agropecuária, turismo, moda, entre outros. Além disso, propõe para a valorização da educação nos níveis de ensino, pesquisa e extensão”, reiterou o parlamentar.

O diretor-geral do IFRS Caxias do Sul, Juliano Toniolo, falou sobre o reconhecimento e a estrutura do local, que ganhará uma quadra poliesportiva e mais um prédio, para a instalação de novas salas de aula. “Em 2016, estivemos na Câmara para lutar pela nossa incubadora. Hoje ela é realidade, com curso próprio. Isso nos dá a possibilidade de não só formar pessoas, que é a nossa vocação, mas também oportunizar novos negócios”.

“Esperamos que os institutos federais voltem a ser olhados como projetos prioritários no país. E que possamos contar com recursos, valorização das carreiras e o protagonismo que precisa ser dado às instituições de ensino”, acrescentou Tatiana. Por fim, relembrou a qualidade do ensino médio da instituição e agradeceu aos alunos e aos colegas e funcionários pelo trabalho desenvolvido.

05/12/2018 - 12:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo