Voltar para a tela anterior.

Renato Oliveira faz balanço do governo municipal

O levantamento reúne ações do Executivo e suas implicações, desde 2017


Pontuar as ações do governo municipal, nos últimos dois anos, desde 2017, foi o objetivo do vereador Renato Oliveira/PCdoB, durante a sessão ordinária desta terça-feira (04/12). Apontou situações que, segundo ele, foram atrasos para os movimentos sociais e as áreas de esporte, segurança, habitação, cultura, agricultura, educação e saúde.

O parlamentar informou sobre as diferentes motivações que o fazem acreditar haver um retrocesso no município. Dentre elas, estão: redução do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (Fiesporte); cancelamento do convênio com a Brigada Militar do policiamento comunitário; descontinuidade dos programas habitacionais como Fundo da Casa Popular (Funcap) e da regularização fundiária.

Na área cultural, destacou a redução de espaço público para movimentos; as complicações com o Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) e outros eventos públicos, como o Carnaval e a Festa da Uva. Em setor agroindustrial, falou sobre a proibição de venda de determinados produtos, culturalmente vendidos nas feiras e com origem na produção própria e local.

Lamentou o fechamento de escolas, a diminuição de salários dos educadores e a precarização da educação infantil pública, além da situação na área da Saúde. Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, afirmou ter acompanhado de perto várias polêmicas como a greve dos médicos que, na época, resultou em exonerações e demissões.

Ainda nesta área, apontou sucateamento da estratégia de Saúde da família em regiões periféricas, ocasionando a desvinculação de famílias à Rede Pública de atendimento; aumento considerável nas filas de espera de exames, consultas e cirurgias. Destacou, também, o fechamento do Pronto Atendimento 24h e a tentativa de terceirização do atendimento à população, entre outros.

Em relação ao seu trabalho no Legislativo caxiense, o vereador explicou ter pautado sua atuação na continuidade do trabalho, junto à comunidade. Afirmou que o cuidado com a área da saúde demandou muita dedicação, em função das fiscalizações realizadas durante o ano, nos sistemas públicos de atendimento.

Também informou estar satisfeito por ter protocolado várias indicações e pedidos de informação ao Executivo. Afirmou ter buscado esclarecimento para as dúvidas da comunidade e protocolou projetos de lei que, considerava relevantes para a cidade e para a Câmara Municipal. “Considero extremamente produtiva essa legislatura”, frisou.

04/12/2018 - 17:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo