Preço da gasolina poderia estar até R$ 0,41 mais barato nos postos de Caxias do Sul

Coordenador do Procon explicou ao vereador Rafael Bueno que as refinarias reduziram R$ 0,51, mas nas bombas queda foi de R$ 0,10

O vereador Rafael Bueno/PDT conversou na tarde desta terça-feira (04/12) com o coordenador do Procon de Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn, que explicou as ações desenvolvidas pelo órgão nos últimos dois anos, principalmente relacionadas à fiscalização nos preços dos combustíveis. O coordenador destaca que os funcionários do Procon realizam levantamentos diários dessas variações. Na mais recente amostragem, coletada segunda-feira (3), Horn apresentou uma planilha apontando que, enquanto nas refinarias a redução em relação à gasolina foi de R$ 0,51, nas distribuidoras chegou a R$ 0,26 e nos postos, em média, a apenas R$ 0,10.

Segundo Horn, o órgão não tem ingerência sobre os preços praticados, mas está atento às suspeitas de cartelização e da prática de dumping (quando se vende produtos a um preço inferior ao do mercado), nesse caso, seria supostamente para tentar afetar postos de combustíveis sem bandeira e buscar eliminar concorrentes. Ele informa que nesses casos o Procon também aciona formalmente a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e encaminha os casos à Justiça.

O coordenador também comentou que nos últimos dois anos o Procon executou em torno de 1.400 mil fiscalizações das mais diversas ordens e aplicou quase R$ 9 milhões em multas. Um dos principais alvos de fiscalização continuam sendo os bancos e financeiras.

"Fico grato com a visita, porque percebi o comprometimento desse servidor público com o trabalho e o engajamento da equipe do Procon nas demandas dos consumidores de Caxias do Sul, que precisam ficar muito atentos e fazer as denúncias necessárias", destacou Bueno. "Esse diálogo com os vereadores é fundamental, uma lástima que não se repete com outras secretarias e órgãos do governo municipal.

Serviço

O Procon fica na Rua Visconde Pelotas, 449, no Centro. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia. O telefone é 3214-5645 ou 151. Também é possível acessar o portal www.caxias.rs.gov.br/procon

04/12/2018 - 16:50
Gabinete do Vereador