Voltar para a tela anterior.

Orlando Pedro Michelli receberá distinção de Cidadão Emérito

Texto que prevê homenagem foi aprovado por unanimidade e destaca as ações do engenheiro em defesa da vida e em prol da comunidade


Matéria que concede título de Cidadão Emérito a Orlando Pedro Michelli foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/11). Distinção está contida no projeto de decreto legislativo 22/2018, que destaca as ações do engenheiro mecânico em defesa da vida, nas mais diversas circunstâncias, e em prol da comunidade caxiense. A sessão solene da honraria acontece em 11 de dezembro (terça-feira), às 19h, no plenário Deputado Nadyr Rossetti.

Renato Oliveira/PCdoB, em declaração de voto, destacou Michelli como grande ambientalista e defensor dos direitos da vida. Denise Pessôa/PT, proponente do PDL, informou que o homenageado é um amigo da Casa legislativa e participa ativamente de debates em prol da cidade. “É difícil dizer sobre quais temas ele não participa, pois é uma pessoa muito presente aqui”, explicou a vereadora.

Michelli nasceu em Caxias do Sul e, desde sua juventude, entendeu a importância de participar dos movimentos Estudantis. Dessa forma, ingressou na União Caxiense de Estudantes Secundários (UCES), em 1966, como secretário-geral. Também atuou na União Gaúcha de Estudantes (UGES), em 1967 e 1968, e ainda como presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1977.

Fez parte de sua trajetória o Movimento Comunitário, sendo integrante na diretoria da União das Associações de Bairro (UAB), em 1969, como tesoureiro. O PDL ainda afirma que Michelli sempre esteve atento aos aspectos que propiciam melhorias na vida da comunidade. Desde 1970, permanece em luta incessante por um bem extremamente precioso: a água. Nos anos 90, passou a integrar o Grupo de Urbanismo e Meio Ambiente (Gruma), entidade que atua, principalmente, nos momentos em que se faz imprescindível a defesa do meio ambiente.

Esteve envolvido no surgimento da ECOCAXIAS (2007) e foi presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos de Caxias do Sul (SEAAQ) em 2014 e 2015. Nos últimos dois anos, foca sua participação como presidente da Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (Mousai) e integra a coordenação da Rede Ecovida de Agroecologia.

29/11/2018 - 14:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo