Voltar para a tela anterior.

Gremelmaier aponta Caxias do Sul como referência nacional em badminton

Parlamentar destacou ações e resultados do projeto desenvolvido pelo Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB/Murialdo)


O crescente envolvimento de Caxias do Sul com a prática do badminton e os resultados alcançados nessa modalidade esportiva foram pauta do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, durante o Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira (29/11). O parlamentar comentou sobre um projeto relacionado a esse esporte, desenvolvido pelo Colégio Murialdo, que congrega alunos de diversas escolas, no Centro de Formação e Excelência em Badminton Murialdo (CFEB/Murialdo). Conforme Gremelmaier, o CFEB/Murialdo faz um trabalho de divulgação abrangente com relação ao esporte, em Caxias do Sul, e tem uma função social relevante na cidade.

O vereador explicou que o badminton começou a ser atraído para a cidade, em torno de 2010 e 2011, após uma visita a Belo Horizonte (MG). Na época, foram oferecidas clínicas de qualificação no badminton para os professores caxienses de Educação Física, sendo que várias escolas aderiram a essa prática esportiva.

Neste ano, nos jogos escolares, mais de 300 crianças foram inscritas para as competições de badminton, em Caxias do Sul. Já os jogos abertos da cidade tiveram mais de 230 atletas inscritos nas mais variadas categorias, de acordo com o emedebista. Com essa evolução, a cidade se credenciou, por meio do Colégio Murialdo, para ser um dos Centros de Referência Nacional de Badminton. Atualmente, Caxias tem a chancela da Confederação Nacional de Badminton para ter um dos quatro Centros, localizados também no Piauí, no Rio de Janeiro e no Paraná.

Gremelmaier acredita que a crescente participação na modalidade esportiva tem impactado, principalmente, na inclusão social. No mês passado, Caxias do Sul disputou a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN), onde, pela primeira vez, conquistou quatro medalhas. Ele destacou que os resultados mostram como a cidade tem preparado atletas para o futuro. Já na questão social, o vereador salientou que, atualmente, 280 crianças são atendidas pelo projeto, sendo 80% delas em situação de vulnerabilidade social. São atendidas, preferencialmente, crianças dos bairros Santa Fé, São Victor Cohab e Pioneiro. “A função social do esporte é inegável e qualquer recurso que se tira dessa área impacta diretamente na saúde e na segurança”, ressaltou.

A vereadora Paula Ioris/PSDB reforçou a importância do esporte e destacou seu caráter inclusivo, onde famílias também podem interagir. Gustavo Toigo/PDT cumprimentou pela medida de apoio ao esporte, realizada pelo Colégio Murialdo, que tem conquistado premiações para Caxias do Sul. Ele reafirmou a inclusão social por meio das modalidades esportivas e a possibilidade de rentabilidade econômica para a cidade, com campeonatos e torneios, por exemplo. Alceu Thomé/PTB lembrou da criação da Copa Ipam (Instituto de Previdência e Assistência Municipal), com 36 times de futsal feminino, e reforçou que, com apoio do poder público, é possível avançar na área esportiva.

Outro assunto abordado por Gremelmaier foram as placas que estão sendo implantadas nos locais onde existe grande quantidade de corredores e ciclistas. Ele destacou que as placas foram indicação de seu gabinete, em abril de 2018. “Indiquei da Estrada do Imigrante até a 3ª Légua; da RS-122 até Mato Perso; e da Estrada Municipal Ary Bergosa até as Linhas 30, 40, 60 e 80. Santa Justina foi uma indicação do nosso gabinete em virtude do grande acúmulo de atletas”, afirmou.

29/11/2018 - 12:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo