Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno pede saída da secretária municipal da Educação

Parlamentar classificou de mentirosa e vergonhosa informação sobre reformas em escolas, desmentida por diretoras


O vereador Rafael Bueno/PDT usou a tribuna na manhã desta quarta-feira (28/11) para pedir a saída da secretária municipal da Educação, Marina Matiello, após reportagem divulgada pelo jornal Pioneiro na edição de hoje. Ao contrário do que efetivamente ocorre na educação do município, a Smed tentou sustentar que foram reformadas neste ano as escolas municipais de Ensino Fundamental Laurindo Formolo, Governador Roberto Silveira e Senador Teotônio Vilela e as escolas de Educação Infantil Dr. Renan Falcão de Azevedo e Aurora Milesi Rizzi. Essa falsa informação havia sido enviada ao jornal na sexta-feira (23/11), como resposta às críticas sobre promessas de campanha do prefeito Daniel Guerra.

"A prefeitura gosta de passar vergonha. A nossa Caxias do Sul tem sido exposta ao ridículo. O que a gente lê hoje na capa do Pioneiro é um vexame nacional. A prefeitura diz ter reformado escolas, mas as instituições são unânimes em negar. Vocês sabem o que é isso? Na capa do Jornal Pioneiro! As próprias diretoras ligaram para a redação do Pioneiro e disseram 'Olha, para nós seria uma boa que reformassem as escolas, mas a gente não viu reforma'." 

Bueno classifica de vexame nacional o que a cidade está passando por ter um 'governo mentiroso que prometeu construir escola vertical, mas não faz nem os reparos básicos às goteiras que estão caindo na cabeça dos alunos, dos professores." O pedetista citou um trecho da reportagem assinada pelo jornalista Adriano Duarte:

"As crianças têm que desviar dentro da sala de aula dos buracos, que o piso é perigoso para as crianças poderem estudar. A Escola Laurindo Formolo, no bairro São Ciro II, é uma delas. A escola enfrenta problemas estruturais há 10 anos. A sonhada reforma, que traria vida nova para alunos e professores, ainda não tem projeto definitivo. O cenário não é animador. As paredes externas têm buracos, alguns tapados por placas. A parede interna do refeitório é sustentada por um armário. O piso de madeira de uma salas de aula apresenta deformidades hoje escondidas por pequenas placas de metal. A solução é a construção de um novo prédio, ainda sem prazo."

Para Bueno, é insustentável a manutenção da secretária Marina Matiello:

"Eu sugiro que se a secretária tem um pouco de vergonha na cara, que peça para sair. Ou, se o prefeito diz que é um governo de boa índole, um governo que age de boa fé, que demita a secretária."

28/11/2018 - 16:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo