Voltar para a tela anterior.

Projeto indica Orlando Pedro Michelli ao Título de Cidadão Emérito

Matéria, que destaca ação do engenheiro em defesa da vida e em prol da comunidade, deve voltar ao plenário para votação final


Homenagear Orlando Pedro Michelli, concedendo o Título de Cidadão Emérito, é a proposta do projeto de decreto legislativo 22/2018, discutido durante a sessão ordinária do Legislativo caxiense desta terça-feira (27/11). O texto, que retornará ao plenário para segunda discussão e votação, destaca a ação do engenheiro mecânico em defesa da vida, nas mais diversas circunstâncias, e em prol da comunidade caxiense.

Na matéria, consta que Michelli é nascido em Caxias do Sul e, desde sua juventude, entendeu a importância de participar dos movimentos Estudantis. Dessa forma, ingressou na União Caxiense de Estudantes Secundários (UCES), em 1966, como secretário-geral. Também atuou na União Gaúcha de Estudantes (UGES), em 1967 e 1968, e ainda como presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1977.

Também fez parte de sua trajetória o Movimento Comunitário, sendo integrante na diretoria da União das Associações de Bairro (UAB), em 1969, como tesoureiro. O PDL ainda afirma que Michelli sempre esteve atento aos aspectos que propiciam melhorias na vida da comunidade. Desde 1970, permanece em luta incessante por um bem extremamente precioso: a água. Nos anos 90, passou a integrar o Grupo de Urbanismo e Meio Ambiente (Gruma), entidade que atua, principalmente, nos momentos em que se faz imprescindível a defesa do meio ambiente.

Por entender que a saúde qualificada depende da alimentação saudável, das mudanças no estilo de vida e também das transformações no modo de consumo e produção, sempre levando em conta o impacto ambiental, esteve envolvido no surgimento da ECOCAXIAS (2007). O texto também aponta que, em 2014 e 2015, foi presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Químicos de Caxias do Sul (SEAAQ).

Nos últimos dois anos, foca sua participação como presidente da Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (Mousai) e integra a coordenação da Rede Ecovida de Agroecologia. Assinam o PDL os vereadores Denise Pessôa/PT, Kiko Girardi/PSD, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Paulo Périco/MDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Rodrigo Beltrão/PT.

27/11/2018 - 14:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo