Voltar para a tela anterior.

Semana de combate à agressão aos professores pode ser criada em Caxias

Proposta do vereador Wagner Petrini foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira


O projeto de lei 10/2018, que visa instituir a Semana Municipal de Combate à Agressão aos Professores em Caxias do Sul, esteve em primeira discussão no Legislativo. A matéria, de autoria do vereador Wagner Petrini/PSB, retornará ao plenário para segunda discussão e votação final.

Caso for aprovado e virar lei, o texto defende que a referida lembrança ocorra anualmente na terceira semana do mês de outubro, tendo em vista o Dia do Professor, celebrado sempre em 15 de outubro.

A proposta tem por objetivo criar ações que valorizem a figura do professor e que fomentem o trabalho e o reconhecimento aos profissionais da educação. Além disso, tem caráter preventivo, pois incentiva a reflexão sobre a violência física e moral cometida contra educadores no exercício de suas atividades.

A matéria apresenta dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que mostram que 12,5% dos mais de 100 mil professores consultados em todo o Brasil disseram ter sofrido algum tipo de agressão dentro da sala de aula. Também coloca que apenas um a cada dez docentes brasileiros acredita que a profissão é valorizada.

Petrini justifica que o ambiente escolar é aberto ao debate de valores positivos à comunidade e que a violência nesses espaços tem se tornado recorrente. O texto é composto por três artigos e contém substitutivo para adequação técnica. O projeto voltará para segunda discussão nos próximos dias.

27/11/2018 - 13:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo