Voltar para a tela anterior.

Périco entrega parecer para que Casinha do Blues permaneça na Estação Férrea

Parecer positivo foi entregue pelo vereador Paulo Périco, ao idealizador do festival na noite deste sábado (24/11)


Por meio do vereador Paulo Périco/MDB, presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Lazer e Turismo, a casinha do Blues do Mississsipi Delta Blues Bar recebeu parecer positivo para preservação e permanência no largo da Estação Férrea.

O processo solicitando a permanência da Casinha vem tramitando desde 2017. Após reuniões com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), a Secretaria Estadual da Cultura, Turismo e Esporte e Lazer (Sedactel - RS) e o Conselho Municipal do Turismo de Caxias do Sul (COMTUR), o vereador entregou oficialmente o documento de prorrogação do Termo de Autorização de Uso Temporário do espaço público para o idealizador do evento, Toyo Bagoso.

Preservar edificações e manifestações culturais enaltecem e contribuem para o desenvolvimento cultural de um município. Conservar bens culturais e zelar pela sua integridade é zelar pela história”, diz Périco. A entrega do documento aconteceu no sábado (24/11), a partir das 23h, na Casinha do Blues.

 

Histórico do espaço

A Casinha é um palco em madeira e reproduz uma moradia da região norte-americana onde nasceu o ritmo blues. Foi inaugurada na terceira edição do Mississipi Blues Festival, que em 2017 completou 10 anos. O cenário virou ícone do evento, que anualmente reúne em Caxias do Sul milhares de visitantes, do Brasil e do exterior.

A Casinha ocupa a área da Estação Férrea tombada como patrimônio histórico. Devido a isso, o Iphae determinou sua remoção, com prazo em 4 de dezembro. Por meio de abaixo-assinado, os organizadores do festival e pessoas ligadas à cultura e ao turismo pedem a permanência do palco.

26/11/2018 - 11:00
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo