Voltar para a tela anterior.

Atual sede do Legislativo caxiense completa 22 anos nesta quinta-feira

Idealizado pelo arquiteto João Alberto Marchioro, o prédio foi inaugurado em 1996


A atual sede da Câmara Municipal de Caxias do Sul está completando 22 anos nesta quinta-feira (22/11). Localizado na Rua Alfredo Chaves, 1.323, no Bairro Exposição, o prédio foi inaugurado em 22 de novembro de 1996, com o então vereador-presidente da Casa, Kalil Sehbe Neto, e o prefeito da época, Mario David Vanin (já falecido).

Ex-vereador, em 1994, quando presidente do Legislativo caxiense, Zoraido Silva lançou o edital de reinício das obras do prédio. Também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Geni Peteffi (já falecida) conduziu a comissão que acompanhava o andamento da construção.

De acordo com o idealizador do projeto do Parlamento local, o arquiteto João Alberto Marchioro, o incêndio da antiga sede, que funcionava no terceiro andar do Centro Administrativo Municipal, em 17 de fevereiro de 1992, foi um fato decisivo. Ou seja, conforme ele, a partir daquele momento, a comunidade se alertou para a necessidade de um lugar próprio à Câmara Municipal.

Segundo Marchioro, o atual prédio legislativo tem 4.975,37 metros quadrados de área construída. As parreiras, nos três andares, somam 712,80 metros quadrados. Quanto à concepção arquitetônica, a fachada exibe videiras. “Elas funcionam como quebra-sol natural, nos meses de verão. Ao contrário, no inverno, permitem maior entrada de luminosidade, tornando a Casa mais aconchegante. As instalações contam com paredes móveis e abraçam o conceito de acessibilidade total, com uma rampa que percorre os andares e permite a pessoas com necessidades especiais transitarem por todo o espaço”, explica o arquiteto.

O projeto da atual sede começou com o lançamento do edital de concurso público, para a escolha de anteprojeto de arquitetura, publicado em 21 de novembro de 1983. A proposta vencedora foi a de Marchioro. Em 10 de maio de 1984, ocorreu a assinatura do contrato, para a execução do projeto. Iniciada em 1986, a obra desenvolveu-se até 1988, reiniciando-se em 1994, até a inauguração definitiva de 1996.

22/11/2018 - 18:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo