Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris apresenta programa “Pacto Pelotas pela Paz”

A vereadora esteve com a prefeita do município e repassou as informações adquiridas, referentes à segurança pública


Apresentar e explicar o programa “Pacto Pelotas pela Paz” foi o objetivo da manifestação da vereadora Paula Ioris/PSDB, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22/11). Como presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, a parlamentar esteve na cidade de Pelotas, segunda-feira passada, e foi recebida pela prefeita daquele município, Paula Mascarenhas.

A partir da tribuna, a vereadora Paula repassou as informações, adquiridas na visita. De acordo com material oficial da Prefeitura pelotense, o programa reúne um conjunto de estratégias que objetivem a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura da paz, a partir de ações conjuntas com a sociedade.

A tucana falou que as medidas do programa são baseadas em pesquisas, realizadas em 2017, que buscaram um diagnóstico sobre vitimização. Foram analisados os seguintes aspectos: perturbação do sossego, consumo de álcool por adolescentes, receio de a população sair às ruas durante a noite, discriminação, ameaças graves, agressão física e cantadas ou comentários desrespeitosos na rua.

Algumas resoluções foram desenvolvidas e adotadas com base no resultado das pesquisas. A vereadora deu exemplo do mapa de calor, ferramenta que identifica os locais com maior índice de violência e encaminha reforços policiais aos pontos específicos.  Também afirmou que toda sociedade está envolvida no melhoramento da segurança pública de Pelotas.

Conforme a vereadora, o foco da visita foi conhecer o projeto Mão de Obra Prisional (MOP), que visa à reintegração social e o combate à reincidência no crime. Disse que o MOP é responsável por empregar apenados do regime semiaberto em ações da cidade. Afirmou que 23 prédios do município foram requalificados com o projeto.

A vereadora informou que pretende realizar uma indicação ao Executivo caxiense, para que o último projeto seja realizado na cidade. Segundo ela, foi constatado que há demanda e necessidade do serviço na cidade, a partir de conversa com integrantes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).

22/11/2018 - 17:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo