Edson da Rosa reflete sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

A data busca desenvolver atividades de conscientização acerca da cultura afro-brasileira

A reflexão sobre a representatividade das etnias constituintes da sociedade brasileira foi trazida à tribuna do Legislativo. Na sessão ordinária desta terça-feira (20/11), o vereador Edson da Rosa/MDB destacou o Dia da Consciência Negra, lembrado neste 20 de novembro. A data é dedicada ao desenvolvimento de atividades de conscientização, além de homenagear a figura histórica de Zumbi dos Palmares.

O parlamentar acredita que o preconceito existe no Brasil de forma muito velada. Recordou o pensamento de Martin Luther King, que desejava ver seus filhos julgados pela personalidade, não pela cor da pele. Na sequência, falou sobre um projeto de lei, de sua autoria, que visa a instituir, no município, o mês “Novembro Negro”.

Conforme ele, a matéria objetiva a divulgação da história e da cultura afro-brasileira, contribuindo com o respeito às diversidades étnico-raciais e no combate ao racismo. Para isso, afirmou que as administrações municipais precisam investir no orçamento da Coordenadoria da Igualdade Racional, a fim de que as ações se concretizem. “A cultura negra é referência na construção da identidade brasileira, com aspectos que influenciaram no campo da linguística, da culinária, da música, entre outros. Nossa maior riqueza vem dessa miscigenação”, pontuou o emedebista.

A vereadora Denise Pessôa/PT deu continuidade ao debate e refletiu a importância das cotas raciais, nas universidades. Felipe Gremelmaier/MDB e Gustavo Toigo/PDT também contribuíram com a discussão, alertando sobre iniciativas de apoio à causa, por meio de outras áreas, como, por exemplo, o esporte.

Edson relatou, ainda, a própria presença na sede do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, representando o Legislativo caxiense, durante as comemorações ao Dia da Bandeira.  Neste sentido, falou sobre a solenidade realizada em torno dos símbolos da Pátria: a bandeira, o selo, o hino e as armas nacionais. Para o vereador, as 27 estrelas presentes na flamula brasileira representam a necessidade de união entre os povos que compõem o país.

20/11/2018 - 13:50

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707