Voltar para a tela anterior.

Dia do Distrito de Vila Cristina está em apreciação no Legislativo caxiense

A proposta protocolada pelo vereador Velocino Uez/PDT passou em primeira discussão e retornará ao plenário para votação final


A proposta de instituir o Dia do Distrito de Vila Cristina passou em primeira discussão na Câmara caxiense, durante a sessão ordinária desta terça-feira (13/11). Protocolada pelo vereador Velocino Uez/PDT, a matéria (PL 233/2017) voltará ao plenário para votação final. Pelo texto, caso virar lei, a localidade terá uma data celebrada anualmente no dia 16 de dezembro, que marca a criação do distrito.

Na exposição de motivos, o autor detalha um pouco da história de Vila Cristina, destacando, principalmente, a influência das imigrações italiana e alemã. No texto, Uez informa que o distrito foi criado no dia 16 de dezembro de 1992, através da lei municipal 3.940, de 16 de dezembro de 1992, mas oficializado em 30 de outubro de 1993. Em 2015, houve a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Distrito.

O vereador acrescenta que Vila Cristina fica a 30 quilômetros da sede administrativa, “num vale profundo cheio de belezas naturais, fazendo parte do roteiro turístico Caminhos da Colônia”. A economia se baseia no cultivo de hortifrutigranjeiros e na vitivinicultura. Integram o distrito as seguintes localidades: Nova Palmira, Viva Maria, Linha Sebastopol, Barros Pimentel, Santa Isabel, Sertória Baixa, Santo Antônio e São Cristóvão do Cerro da Glória, Caravaggio e São Luiz da Terceira Légua.

Em termos de estrutura de atendimento, Vila Cristina dispõe da Escola Estadual Dr. Renato Del Mese, das escolas municipais Assis Brasil e Vinte Um de Abril, de subprefeitura, unidade básica de saúde (UBS), comércio e indústria. A estimativa é de que residem na região aproximadamente 1,8 mil moradores.

O roteiro turístico "Estrada do Imigrante" também passa pelo distrito, que movimenta gastronomia e expressões artísticas típicas. “Justifica-se então a iniciativa (de ter um dia para celebrar Vila Cristina) pela necessidade de firmar, na tradição local, a história da vida da comunidade. Além disso, ensejam-se solenidades e comemorações, que servem para integrar mais a população, a região com a sua história”, realça o pedetista, no projeto.

13/11/2018 - 16:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo