Voltar para a tela anterior.

Alziro Antônio Perini receberá o Prêmio Caxias do Sul nesta sexta

Presidente do coral Stella Alpina será homenageado na sede da entidade


O Legislativo caxiense irá homenagear, na noite desta sexta-feira (09/11), Alziro Antônio Perini. Ele receberá o Prêmio Caxias do Sul, nas dependências da sede da Associação Artística, Cultural e Recreativa Stella Alpina, a qual é presidente. A indicação da homenagem foi feita pelo vereador Velocino Uez/PDT.

Alziro Antônio Perini nasceu em 18 de agosto de 1945 em Caxias do Sul (RS). Segundo filho de sete irmãos, é filho de Abramo Perini e Anna Petteffi Perini. Cursou até a 4ª série na Escola Municipal Visconde de Cairú, construída pela família. Apesar de gostar muito de estudar, precisou abandonar os estudos para ajudar os pais nas tarefas da família e, como tinha um irmão muito doente, precisava auxiliar no sustento da casa.

Ainda criança já ajudava no cultivo de parreiras, fazia pasto para as vacas, preparava lenha para o forno do pão, ajudava a mãe no preparo do pão, descascava milho, dava comida aos porcos, entre outros afazeres domésticos. Mesmo tendo começado a trabalhar cedo, Perini tem boas recordações, entre elas, a presença de uma grande pedra que utilizava como palco para cantar e sonhar em se apresentar em verdadeiros palcos no futuro.

O incentivo pela cantoria veio através do falecido tio Angelim, o qual cantava com o pai no coral da igreja de Lourdes. A primeira apresentação de Alziro fora da igreja de Lourdes foi aos 8 anos de idade, no Santuário de Caravaggio, onde cantou com o Coral de Lourdes. Na sua adolescência, organizava os produtos que a família produzia e os comercializava na cidade.

Aos 18 anos, conheceu Geni, sua futura esposa, em uma festa. Cultivaram uma bela amizade e aos 20 anos iniciaram o namoro, vindo a se casar aos 25 anos na igreja Sagrado Coração de Jesus. Da união, nasceram três filhos, Jaqueline, César e Angélica, três netas, Ana Stela, Jordana e Valentina e um neto, Francisco. Também integram a família, a nora Ana Maria e o genro Thiago Lazzarotto.

Alziro trabalhou na Cooperativa Vinícola São Vitor e na Cooperativa Agropecuária Caxiense. Sempre atuou junto ao movimento sindical participando de diversas manifestações, na luta por melhores preços para comercialização da uva, direito para aposentadoria aos homens e mulheres e os benefícios de auxílio-maternidade. A luta foi árdua, mas os direitos dos agricultores foram conquistados.

Em 1988, foi indicado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) para concorrer a vereador, onde não se elegeu por apenas oito votos. O prefeito eleito na época, Mansueto Filho, o convidou para exercer o cargo de coordenador distrital, se tornando o primeiro na função. Além disso, também coordenou os subprefeitos dos distritos e foi convocado para fiscalizar algumas obras.

No ano de 1980, com a participação de amigos, Alziro formou o coral Stella Alpina, o qual tinha ensaio na comunidade de São Virgílio da 6ª Légua. O coral visava manter vivas as tradições italianas, promovendo filós e revertendo os ganhos para a comunidade.

Após implantar uma sede própria para o coral, Perini se tornou o presidente fundador da Sociedade Artística Cultural e Recreativa Stella Alpina, além de ser cantor. Fazendo muito sucesso, o coral ganhou reconhecimento nacional e internacional. Alziro segue até hoje levando o amor pela descendência italiana e defendendo a conservação das tradições.

08/11/2018 - 18:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo