Rodrigo Beltrão critica postura do secretário municipal da Saúde em exercício

O vereador comentou sobre a participação de Júlio Freitas, em convocação de ontem

Críticas à postura do secretário municipal da Saúde em exercício, Júlio Freitas, foram feitas pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (08/11). O parlamentar repercutiu a participação do chefe da pasta, na tarde de ontem, que veio à Câmara após ser convocado para prestar esclarecimentos sobre um termo de ajustamento de conduta (T.A.C.), entre Prefeitura e Ministério Público. O T.A.C. disciplina serviços de saúde, durante as reformas no Pronto Atendimento (P.A.) 24 Horas, o Postão.

Beltrão lamentou o tom comemorativo do secretário, quando este se referiu ao fato de 22 servidores médicos terem se exonerado, como consequência ao fechamento do Postão. Mesmo assim, o petista avaliou positivamente o remanejo de 152 profissionais, do P.A. para a rede básica, que conta com 48 UBS ativas.

O parlamentar afirmou estar assustado com a forma como a Prefeitura tem se relacionado com o Conselho Municipal de Saúde (CMS). De acordo com ele, há desrespeito. Beltrão leu os incisos I e V do artigo 225 de lei municipal. Conforme o vereador, os itens impõem a participação popular na gestão dos serviços de saúde e a fiscalização das ações, por meio do CMS. Ao cobrar mais transparência do Executivo, pediu que as decisões para o setor fossem compartilhadas e em diálogo com a comunidade.

Na ótica de Beltrão, o secretário está agindo com o que chamou de mão de ferro, no governo do prefeito Daniel Guerra. Comparou as atitudes de Freitas com as do presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, sobretudo no que diz respeito a indicações políticas. “Criticam, mas se utilizam delas”, observou. O petista reiterou que o Parlamento atua como contrapeso ao Executivo, prezando por ações transigentes e democráticas.

08/11/2018 - 12:07

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707