Voltar para a tela anterior.

Bueno pede mais acessibilidade para pessoas com deficiências no plenário da Câmara Municipal

Pedetista encaminhou ofício à presidência pedindo mudança na posição das vagas e comentou tema no plenário


O vereador Rafael Bueno/PDT encaminhou solicitação nesta terça-feira (06/11) à presidência e à direção-geral da Câmara Municipal para que o acesso de pessoas com deficiências (PCDs) seja mais facilitado no plenário. Atualmente, as vagas para PCDs ficam nos fundos, na última fileira, e a sugestão do vereador é de que passem para a primeira fila e possibilitem melhor visão, integração e locomoção.

Um dos fatores que despertou a atenção do parlamentar para solicitar a medida foi um projeto apresentado durante a promoção "Vereador por um Dia", realizada no Legislativo nos dias 29 e 31 de outubro. A sugestão do estudante Lucas Zimmer, 15 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno, no bairro Planalto, visava justamente a trazer mais acessibilidade nas escolas e espaços públicos. A escola dele já tomou providências nesse sentido e melhorou a mobilidade.

Lucas tem uma irmã, Rebeca, 12 anos, que usava cadeira de rodas e agora precisa de muletas. Foi também em razão disso que ele pensou no projeto para trazer melhorias para estudantes com mobilidade reduzida. A irmã o acompanhou ao plenário do Legislativo quarta-feira passada e precisou descer os degraus para acompanhar os trabalhos, já que na área da plateia não há rampa.

"Para ir ao banheiro também foi uma dificuldade. Perguntei a funcionários como ela faria, me informaram que teria que subir os degraus, o que fez com dificuldade, e ir no banheiro de cima (térreo), não projetado para deficientes", narrou professora Marisa da Veiga, que acompanhava as atividades de Lucas na Câmara.

O presidente do Legislativo, vereador Alberto Meneguzzi, admitiu que o plenário precisa de adequações para trazer mais acessibilidade e que a Casa já vem tomando medidas no prédio, sendo uma referência. Meneguzzi destacou que as melhorias para PCDs no plenário é uma necessidade e levará o tema para discussão com a Mesa Diretora.

07/11/2018 - 13:52
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo