Voltar para a tela anterior.

Curso de Pedagogia da UCS recebe homenagem da Câmara

Graduação completa 50 anos de atividades em 2010


Parte da comunidade acadêmica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) esteve na Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (17), participando da sessão solene que lembrou os 50 anos do curso de Pedagogia. Em nome do Legislativo, a vereadora Denise Pessôa/PT elogiou o projeto pedagógico apresentado pela graduação, segundo ela, benéfico por considerar a valorização do ser humano. A vereadora parabenizou, ainda, a atuação dos profissionais dessa área no ensino em Caxias do Sul.

O reitor da UCS, Izidoro Zorzi, em nome da instituição, agradeceu o Legislativo pela iniciativa da homenagem. Considerou que a cerimônia significa a lembrança da comunidade, representada pelos vereadores, ao curso de Pedagogia, e dessa maneira, uma honra para a universidade, alunos, professores e funcionários.

A coordenadora do Curso de Pedagogia, Zita Canuto, referiu as comemorações de meio século do curso, realizadas na UCS, que englobaram, dentre outros, palestras, debates e lançamento de livros, além da Semana Acadêmica de Pedagogia. Salientou que, além de celebração, as atividades fazem parte de um processo de aperfeiçoamento constante, necessário, segundo ela, para, da melhor maneira possível, armar os profissionais contra os problemas constantes verificados no ensino, de forma geral.

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Marisa Formolo destacou o que seria, segundo ela, o ideal; formação pedagógica para todos os profissionais, não apenas os ligados à licenciatura. Parabenizou o que observa como compromisso pedagógico presente na universidade.

O secretário em exercício da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, José Luiz Plein, lembrou o papel fundamental dos profissionais de ensino na formação humana dos estudantes.

O curso de Pedagogia da UCS foi implantado a partir do Decreto Episcopal de 08 de julho de 1959, integrando-se à então existente Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul. As atividades iniciaram no mês de março de 1960. Atualmente, o curso oferta habilitações variadas, com o intuito de suprir a demanda local e regional de profissionais, além de acompanhar as mudanças socioculturais e as novas tendências em educação. Em meio século de existência, o curso já formou cerca de dois mil profissionais e conta, neste semestre, com quase mil alunos matriculados.

17/11/2010 - 21:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo