Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral

Pedetista acompanhou visita do senador eleito Luiz Carlos Heinze à instituição e pediu apoio para finalizar a edificação


O vereador Rafael Bueno/PDT irá protocolar nesta terça-feira (30/10), no Legislativo caxiense, proposta da criação da Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral. As obras do novo prédio, que ampliará em mais de 70% a capacidade hospitalar, começaram em 2014, mas pararam por falta de recursos. Para o térmico da construção, que sediará o Hospital Materno-Infantil e permitirá a ampliação da UTI Adulta, seriam necessários pelo menos R$ 6,5 milhões.

O diretor do HG, Sandro Junqueira, destacou que o município deveria arcar com R$ 4 milhões provenientes de um acordo selado em agosto de 2015, incluindo também o Estado e a Fundação Universidade de Caxias do Sul, que administra o hospital, sendo que os últimos já colocaram o mesmo valor na construção, mas a Prefeitura não.

O assunto foi levado por Bueno ao senador eleito Luiz Carlos Heinze/PP, que esteve em Caxias do Sul, nesta segunda-feira, na reunião-almoço da CIC. À tarde, visitou o HG para tomar conhecimento da situação das obras inacabadas.

"Mais do que qualquer coisa, o momento é de união e conciliação, e a saúde sempre será uma das minhas prioridades. Inclusive, no passado trabalhei em busca de emenda parlamentar para o setor de oncologia do HG e agora vamos lutar por essa conclusão das obras. Por intermédio da (segunda) suplente de senadora, Drica de Lucena, solicitei a visita do senador Heinze para que nos ajude na busca desses recursos em Brasília. Precisamos juntar forças, independentemente de cores partidárias", destacou Bueno.

O senador eleito se comprometeu em lutar por esses recursos. Em princípio, lembrou não haver verba de emenda parlamentar para construções, mas apenas reformas. Mas disse que buscará meios legais, em ministérios e no Tribunal de Contas da União (TCU), para conseguir reverter essa situação.

"Vi aqui no HG uma situação que funciona muito bem, então precisamos buscar meios para estimular essas parcerias", afirmou Heinze.

Referência para 49 cidades na Serra, o HG completou 20 anos tendo como principal desafio a conclusão da ampliação. O atendimento é 100% gratuito aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Com a ampliação, o número de leitos passaria de 137 para 355, com aumento de 20 leitos no UTI adulto, 11 na pediátrica, 10 na neonatal e 96 na internação.

Entres os participantes da reunião, estavam Sandro Junqueira, o reitor da UCS, Evaldo Kuiava, além de profissionais de diversos setores do hospital. O primeiro suplente de Heinze, Irineu Orth, e Ovídio Deitos também acompanharam a visita.

29/10/2018 - 18:43
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo