Voltar para a tela anterior.

Exposição “Decididas” traz olhar para a prevenção e o combate ao câncer de mama

A mostra reúne fotos de mulheres que passam ou já passaram pelo tratamento oncológico


Alusiva ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, está aberta para visitação a mostra “Decididas”. A exposição fotográfica encontra-se junto à recepção da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1.323, Bairro Exposição) e faz parte de um projeto desenvolvido pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan). Até quinta-feira (11/10), das 8h30 às 17h, o público pode conferir gratuitamente.

Desde 2010, o projeto “Decididas” reúne mulheres que passam ou já passaram pelo tratamento oncológico. O grupo se encontra quinzenalmente, para trocar experiências e oferecer apoio mútuo, durante o período de tratamento, além de participar de palestras informativas. O nome do projeto faz referência às mulheres da Aapecan, que estão determinadas.

Os registros fotográficos, feitos em parceria com o Clube do Fotógrafo, procuram resgatar a autoestima das “Decididas” e conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama. “Queremos mostrar para a comunidade que a prevenção é muito importante. Com um diagnóstico precoce, há 95% de chances para a cura”, afirma Cassiana Weber, assistente social da Aapecan.

Jaqueline Mariele Bueno, 35 anos, descobriu o câncer por meio do autoexame e participa das “Decididas” há 10 meses. Foi encaminhada para a Aapecan, pelo Centro de Referência Assistência Social de seu bairro. Agora, considera o grupo como a segunda família. “O projeto faz muita diferença na minha vida. É de onde tiro forças para continuar nesta luta”, afirmou. Também sugeriu que, neste Outubro Rosa, as mulheres se mobilizassem para realizarem o exame preventivo de mama.

08/10/2018 - 15:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo