Voltar para a tela anterior.

Alceu Thomé apresenta proposta de povoamento ou repovoamento dos rios


O vereador caxiense afirmou que a reinserção dos peixes contribui para o equilíbrio do meio ambiente


A proposta de reposição de peixes nos rios foi debatida pelo vereador Alceu Thomé/PTB, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (19/09). O parlamentar explicou que a ideia é viabilizar o povoamento ou o repovoamento dos rios e nascentes, por meio de seus afluentes, que abrangem os limites do município caxiense.

Durante a manifestação, explicou a relevância de manter e renovar a população de peixe, que serve, não somente para a alimentação do homem, mas também para a alimentação de outras espécies de animais. Em relação à pesca, acredita que os peixes contribuem para a cultura, recreação e esporte.  

O petebista vê o povoamento ou repovoamento dos rios como forma de equilibrar o meio ambiente. “Chegou o momento de estabelecermos uma relação de respeito com a natureza. A reposição de peixes é uma oportunidade de devolver aos nossos rios e nascentes tudo aquilo que, durante séculos, a natureza nos ofereceu, por meio da riqueza dos nossos mananciais de água”, salientou.

O papel dos peixes no combate à proliferação dos mosquitos, a exemplo do borrachudo, também foi apontado como justificativa para validar a proposta. Conforme o parlamentar, é preferível que se invista no predador natural (peixe) para impedir o desenvolvimento de larvas de insetos.

Thomé ainda informou que protocolou o projeto de lei complementar (PLC) nº 18/2018, que institui o Programa Municipal de Povoamento e Repovoamento de Peixes e Alevinos nos Rios, Lagos e Nascentes do Município de Caxias do Sul.

Os vereadores Felipe Gremelmaier/MDB, Renato Oliveira/PCdoB e Adiló Didomenico/PTB concordaram com a manifestação do colega. “É muito mais barato (o povoamento nos rios) do que colocar um produto químico, de tempos em tempos, nas operações paliativas”, completou Adiló, em referência ao combate da proliferação de mosquitos.

19/09/2018 - 11:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo