Voltar para a tela anterior.

Servidores da Câmara participam de treinamento sobre incêndio e primeiros socorros

Tenente-coronel da Reserva da Brigada Militar, José Barden prestou orientações teóricas e práticas


Um treinamento sobre combate a incêndio e medidas de primeiros socorros foi desenvolvido junto a 16 servidores públicos da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O curso aconteceu na manhã desta segunda-feira (17/09), na sala das comissões da Casa, sob a condução do tenente-coronel da Reserva da Brigada Militar, José Barden. A iniciativa buscou preparar funcionários de diversos setores da Casa, para situações de emergência.

Barden alertou acerca de atitudes básicas, como rastejar, usar lanternas de celular e evitar o contato frontal com fumaça tóxica, em caso de incêndio. “Momentos assim requerem um plano mental e ações imediatas, tais como: baixar disjuntores e abandonar o local. Já são formas de evitar o alastramento do fogo, até a chegada dos bombeiros”, explicou.

De acordo com ele, para entrar em pirólise (transformação de substâncias por meio do aquecimento), a madeira precisa chegar a 300°C e a gasolina, -42ºC. Ou seja, no caso do combustível, como ponderou, resfriar com água não adianta. Afirmou que a providência é o método por abafamento ou extinção química. “Trata-se de acabar com o que alimenta as chamas”, disse. Conforme o militar, tudo só queima no estado gasoso, sendo que a aceleração de um incêndio passa pelo ingresso de oxigênio.

Sob a perspectiva do que chamou de triângulo do fogo (oxigênio, calor e combustível), Barden detalhou como impedir a reação em cadeia. Ressaltou que ações contra esses pilares inibem o incêndio. Referiu que o oxigênio deve ser abafado, a água promove resfriamento e a retirada de material atua na perda do combustível do fogo.

Na parte final do curso, Barden instruiu os funcionários quanto ao manejo de extintores, os quais devem ser direcionados à base do fogo, e não às chamas. Também prestou dicas de primeiros socorros, incluindo a massagem cardíaca, a verificação de pulso e o cuidado na condução de vítimas.

17/09/2018 - 15:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo