Gladis Frizzo relata mobilização do Clube de Mães Santa Rita de Cássia

Grupo de moradores do Desvio Rizzo não concorda com ação da Administração Municipal e recebe o apoio da parlamentar

A reclamação de falta de diálogo da administração do prefeito Daniel Guerra com a comunidade voltou a ser alvo de críticas, no plenário do Legislativo caxiense. Na sessão ordinária desta quinta-feira (13/09), a vereadora Gladis Frizzo/MDB lembrou que a Prefeitura quer se apropriar do prédio onde funciona o Clube de Mães Santa Rita de Cássia, no Bairro Desvio Rizzo, para instalar uma escola infantil. A parlamentar disse que os moradores da localidade estão se mobilizando, inclusive por meio de abaixo-assinado.

A emedebista relatou que, desde 1992, as mulheres se reúnem no espaço. Contou que elas protocolaram um documento no Ministério Público, solicitando que esse direito fosse mantido. Citou o Estatuto do Idoso e afirmou que as participantes do Clube de Mães realizam uma série de trabalhos sociais em prol do serviço comunitário da região.

Gladis explicou que o prédio foi construído na década de 80, entre comunidade local e poder público. Conforme ela, o processo teve três passos fundamentais: a doação do terreno, do proprietário ao município; a arrecadação de materiais e recursos, para a construção da obra; a cedência do andar térreo, para a criação de uma creche, onde hoje está localizada a Escola Infantil Santa Rita de Cássia.

Para a vereadora, é necessário avaliar ações de educação e comprometimento que cercam os residentes do Rizzo. Gladis destacou que a região se mobiliza no angariamento de recursos que contribuem com a elaboração de políticas formadoras de cidadãos. Comentou que, além do Clube de Mães, o prédio do Corpo de Bombeiros (seção Desvio Rizzo) resultou de ato comunitário, em parceria com a iniciativa privada. Considerou que os papéis estão invertidos, visto que uma obrigação do poder público foi realizada por moradores. A partir da tribuna, Gladis leu uma carta de apoio à causa.

Enquanto isso, os vereadores Edson da Rosa/MDB e Rafael Bueno/PDT compartilharam das preocupações da colega. Eles consideram infeliz o encaminhamento da notificação da Prefeitura. Apoiaram aquele abaixo-assinado da comunidade.

13/09/2018 - 12:17

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707