Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi propõe que Parlamento Regional reúna comandantes do CRPO Serra

Encontro está programado para o dia 23 de outubro, em Nova Roma do Sul


O Legislativo caxiense participou, na tarde desta quarta-feira (12/09) da reunião mensal do Parlamento Regional. O encontro, realizado na Câmara Municipal de Veranópolis, reuniu vereadores de 10 cidades da Serra Gaúcha, entre eles Alberto Meneguzzi/PSB, de Caxias do Sul. Na oportunidade, um dos assuntos tratados foi a segurança pública e o processo de cercamento eletrônico das cidades, concebido em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com financiamento do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga).

Ao fazer uso da palavra, Meneguzzi explanou sua preocupação com o aumento dos números de mortes violentas em Caxias do Sul e na Serra Gaúcha. A partir disso, sugeriu que no próximo encontro do Parlamento, marcado para 23 de outubro, em Nova Roma do Sul, sejam convidados os comandantes dos Batalhões de Polícia Militar que compõem o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Serra. A acolhida foi unânime, uma vez que grande parte das cidades representadas na reunião possuem as câmeras de segurança já adquiridas via Cisga, mas fora de operação.

Para o presidente do Legislativo caxiense, Alberto Meneguzzi, é fundamental discutir ações práticas de segurança para diminuir a criminalidade. “A situação é preocupante, porque são diversas facções, que brigam entre si e transitam pelos municípios da região. Caxias sozinha não dá conta, porque o cercamento ainda não está em operação e, por isso, acredito ser necessário esse debate em âmbito regional”, salientou.

Meneguzzi citou como exemplo a região do Vale do Rio dos Sinos, que iniciou o projeto de cercamento na metade de 2017 e já figura na imprensa com a redução da criminalidade. Outras pautas também tiveram espaço no encontro, como os projetos de cobertura de internet e telefonia para o interior. Nesse sentido, o Parlamento Regional irá realizar uma visita técnica ao município de Boa Vista do Sul, que está implantando o projeto-piloto.

O Parlamento Regional irá encaminhar documento ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS (Daer), para melhoria da sinalização das estradas da Serra, sobretudo a ligação de Nova Roma do Sul e Farroupilha pela ERS-448.

12/09/2018 - 18:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo