Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno faz homenagem à Mãe Luiza de Iemanjá

Religiosa é exemplo não apenas na Umbanda, mas para outras religiões


O vereador Rafael Bueno/PDT fez homenagem na sessão desta quinta-feira (23/08), da Câmara Municipal, à Luiza Moreira, conhecida como Mãe Luiza de Iemanjá, que receberá diversas homenagens nesta semana, em Caxias do Sul. A idosa esteve no Legislativo caxiense acompanhada do Pai Ademir de Oxum, Pai Macilei Macial, que veio do Rio Grande do Norte para as condecorações, e do Pai Tomaz Xapanã, além de outros religiosos.

"Mãe Luiza nasceu em uma Sexta-Feira Santa há 101 anos, como consta no registro oficial. Mas, ela mesma relata ter mais idade. Neta de um escravo libertado com a Lei Áurea, foi criada pelos avós em uma antiga senzala e, ainda pequena, ouviu do avô que o fato de ter nascido num dia santo era um dom e por isso tinha obrigação de fazer caridade", destacou Bueno. 

A religiosa, sempre reverenciada por pais e mães de santo da Umbanda, iniciou o seu trabalho quando tinha apenas sete anos de idade, com ações de caridade, e até hoje ainda continua ajudando as pessoas. Ela criou seis filhos legítimos e 24 adotivos. Sua casa em Camboriú (SC) está sempre aberta para todos que vêm em busca de curas, consolo e esperança para conversar, se benzer e se tratar.

Entre as homenagens que receberá na cidade, estão a lembrança do Conselho da Comunidade Negra, amanhã (24/08), às 17h, no anfiteatro da Câmara, e também uma missa ecumênica na igreja Santa Catarina, no sábado (25/08), às 18h.

"Precisamos ressaltar o trabalho de Mãe Luiza em prol de todas as religiões, as suas palavras de consolo às pessoas, indiferentemente de cor, religião e idade, sempre procurando transmitir a caridade a todos que a procuram", disse o parlamentar.

O vereador também falou sobre discriminação racial. "No momento em que as discriminações crescem país afora, a senhora sabe bem o que falo, porque na sua vida deve ter passado por atos de racismo e sempre buscou superar para estar aqui e contar sua história", finalizou, dirigindo-se à religiosa.

23/08/2018 - 14:16
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo