Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez participa de pacto de amizade entre Caxias e o município de Corbola, na Itália

O acordo pretende reaproximar origens pela similaridade nas questões culturais e sociais


Na tarde de quarta-feira (22/08), os vereadores Velocino Uez/PDT e Gladis Frizzo/MDB representaram o Legislativo caxiense no evento, que aconteceu em Porto Alegre. O acordo busca reaproximar as origens e é motivado pela semelhança entre as duas localidades em questões culturais e sociais.

A ligação de amizade esteve em análise há, pelo menos, dois anos, quando o prefeito de Corbola veio ao município gaúcho para tratar da reaproximação de caxienses e italianos. A ideia é transformar em realidade o intercâmbio cultural e social, começando com a aproximação no ensino da história tanto de Galópolis quanto de Corbola às crianças das de ambas regiões.O acordo deve ser assinado no dia 27 de agosto.

Conforme o site da prefeitura de Caxias do Sul, a subprefeitura de Galópolis teve origem na vinda de italianos para o Brasil em 1892, oriundos da região de Schio, em consequência de um movimento grevista. Bem como Corbola — localizada às margens da bacia do rio Pó, no norte italiano — que tem sua economia baseada na agricultura, Galópolis também se desenvolveu social e industrialmente com cooperativas agrícolas de imigrantes italianos. Atualmente, a região administrativa caxiense conta com 6,8 mil habitantes.

23/08/2018 - 13:44
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo