Arquiteta convida para evento alusivo ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

O Caxias Abraça a Casa Finco será realizado no próximo sábado e chama a atenção para a necessidade de revitalizar o local

A arquiteta e urbanista Helena Marcon ocupou a tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), para tratar do evento Caxias Abraça a Casa Finco, que será promovido no próximo sábado (18/08), às 15h, ao lado da Igreja do Santo Sepulcro.

Helena convidou a comunidade para estar presente e explicou que, na ocasião, historiadores e arquitetos contarão a trajetória do local, atualmente tombado como patrimônio histórico e cultural de Caxias do Sul. Após, os participantes se deslocarão até a Casa de Pedra, a proposta é realizar o trajeto de bicicleta. No local serão discutidos assuntos como mobilidade urbana, museus e a edificação do antigo Lanifício Gianella.

A iniciativa do evento partiu de uma convocação nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a ideia de que as cidades brasileiras abraçassem edificações históricas, em vista do 20º aniversário do Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

Em Caxias do Sul, o projeto Memória sobre Rodas possibilitou o contato do IAB para a organização do evento. Conforme a arquiteta, é um projeto novo para a cidade e surgiu de um concurso da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul, que propunha melhorias no município.

O Memória sobre Rodas busca alternativas para dois empecilhos na cidade, conforme Helena. O primeiro é a falta de reconhecimento das edificações históricas. “Entendendo que ninguém preserva aquilo que desconhece, a gente pretende colocar, no centro da cidade, mobiliários urbanos que contem a história de determinadas edificações, assim como a vivência das pessoas que passaram por aqueles locais”, salientou.

Outro empecilho se refere à falta de ciclistas no centro de Caxias do Sul e, de acordo com a arquiteta, o objetivo é criar uma rota cicloviária, não somente como uma forma de transporte, mas também como uma forma de lazer.

16/08/2018 - 13:40

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861