Velocino Uez pede fortalecimento no setor da agroindústria

Retomar o desenvolvimento da área por meio de incentivo foi uma das reivindicações

O vereador Velocino Uez/PDT denunciou o que chamou de descaso com a agricultura municipal, durante manifestação na tribuna do Legislativo. Na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), o parlamentar apontou radicalismo na fiscalização como principal causador da desestabilização das agroindústrias e do pequeno produtor local.

O pedetista afirmou que, para retomar o desenvolvimento da área, é necessário investir na motivação e na orientação, instruindo os produtores de forma adequada, sem focar apenas na fiscalização punitiva. “Existe a lei, existe a fiscalização, mas é necessária a contrapartida. O que nós, setor da agricultura, podemos fazer para incentivar?”, questionou.

Para otimizar a fiscalização, o vereador sugeriu indicar ao produtor os problemas existentes em seu negócio e, em seguida, convidar para uma conversa na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). A intenção é que poder público e pequeno produtor, juntos, analisem os problemas e encontrem uma forma de auxílio mútuo para as melhorias.

Em aparte, Gustavo Toigo/PDT sugeriu que a Smapa siga um caráter mais educativo, cumprindo o papel de capacitar o pequeno produtor. Também foi pauta a audiência pública acerca do tema, planejada para setembro no Legislativo, com objetivo de ouvir os proprietários das agroindústrias, buscar alternativas e encaminhar soluções.

“O município precisa estar ao lado do pequeno produtor e incentivá-lo. Precisamos de uma vez por todas manter em funcionamento os estabelecimentos que têm grande riqueza e tradição, fornecendo produtos de extrema qualidade para nossa comunidade”, enfatizou Toigo.

16/08/2018 - 11:14

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861