Voltar para a tela anterior.

Périco estimula os cidadãos a votarem nas eleições gerais deste ano

Na plenária desta quarta-feira (15/08), o emedebista trouxe diversas frases de filósofos e políticos, usando-as num contraponto a decisões da atual administração do município


O vereador Paulo Périco/MDB utilizou o grande expediente desta quarta-feira (15/08) para incentivar os cidadãos a votarem nas eleições gerais deste ano, que ocorrem em primeiro turno no dia 7 de outubro. Durante a plenária, o parlamentar também apresentou diversas frases de filósofos e políticos, usando-as num contraponto a decisões da atual administração do município.

“Devemos repensar o momento político e, a todos que planejam votar nulo ou em branco, deixo uma frase de Platão. Segundo o filósofo grego, o preço a pagar pela não participação na política é ser governado por quem é inferior. Por isso, temos que participar”, defendeu o emedebista, que também é professor de História e orienta as pessoas a ficarem atentas e serem críticas em relação a discursos de alguns políticos.

Seguindo o raciocínio, Périco entende que a participação na política deve ir além do voto, se estendendo para a fiscalização e a cobrança de ações governamentais. Nesse sentido, ressaltou que o Legislativo tem desempenhado sua função. “Esta Câmara não está pecando pelo silêncio. Vamos continuar debatendo porque não somos covardes e não nos escondemos atrás de uma porta com segredos”, afirmou.

O vereador criticou a atual gestão municipal e usou mais frases de pensadores, autoridades ou artistas conhecidos nacional e internacionalmente para ilustrar ou contrariar posturas da prefeitura. Citou Rui Barbosa, Leonel Brizola, Geraldo Vandré, Abraham Lincoln e Maquiavel, frisando desse último a seguinte manifestação: “Todos veem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é”. Em analogia a essa frase, o vereador fez referência ao atual chefe do Executivo caxiense, Daniel Guerra/PRB: “Todos viram um prefeito que parecia ou deveria ser, mas poucos viram o que ele realmente é”.

E o emedebista continuou, lamentando a publicação, nesta semana, de um decreto da prefeitura (nº 19.739/2018), estabelecendo o Centro Esportivo Municipal Antônio Barros Filho, conhecido por Campo Municipal, como única área pública para uso de todo e qualquer candidato e pré-candidato aos cargos de mandato eletivo municipal, estadual e federal. “O que estamos vendo em Caxias é um decreto que quer se transformar maior que a lei eleitoral”, observou Périco.

Na opinião do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, o que chama a atenção é o esforço para tirar o foco de demandas mais urgentes. Conforme o emedebista, “triste é a desonestidade intelectual, ou seja, quando você usa a inteligência para vender ilusão”. Na mesma linha, seguiu o parlamentar Adiló Didomenico/PTB.                                                                                             .

15/08/2018 - 13:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo