Voltar para a tela anterior.

Legislativo homenageia advogados com o Prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito

Solenidade, na quinta-feira, irá conferir distinção a Graziela Vanin e Itamar França


O Legislativo caxiense irá homenagear, na noite de quinta-feira (09/08), os advogados Graziela Cardoso Vanin e Itamar Luiz França, com o Prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito. A solenidade será realizada a partir das 19h, no plenário Deputado Nadyr Rossetti e irá conferir a distinção aos juristas pelos relevantes serviços prestados na área da advocacia.

Instituído em 2012 por iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello, o Prêmio homenageia profissionais que tenham, no mínimo, 15 anos de atividade no segmento. Mario David Vanin (1941-2011) foi prefeito de Caxias do Sul e atuou como advogado e professor na área do Direito.

Os nomes foram indicados pelas bancadas para apreciação, feita pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) do Legislativo, por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Caxias do Sul, e um membro de cada coordenadoria dos cursos de Direito existentes no município.

Graziela Cardoso Vanin é formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e exerce a advocacia há 19 anos. Tem experiência nas áreas Cível, Direito de Família, Sucessões e Direito Agrário. Nessa última, se destaca pela prestação de serviço de assessoria jurídica junto ao Sindicato de Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR).

Filha de advogado, Graziela, desde pequena, acompanhava com interesse o trabalho do pai junto aos sindicatos e cooperativas que ele assessorava. Ainda mantém seu escritório no mesmo local de atuação do pai, onde constituiu a sociedade Vanin Advogados.

Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Caxias do Sul, Graziela já atuou como secretária-geral adjunta na gestão 2010/2012 e vice-presidente na gestão 2013/2015. Atualmente é presidente da OAB Caxias do Sul (gestão 2016/2018), sendo a segunda mulher a assumir a liderança de tão importante entidade.

Já Itamar Luiz França, formado em Direito há 43 anos, já atuou como engraxate, reciclador de resíduos, servente de pedreiro, auxiliar de agrimensor, metalúrgico e barbeiro, função que exerceu praticamente até o término do curso de Direito.

Atuou como docente por 25 anos, até sua aposentadoria. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), também exerceu as atividades de coordenador dos estágios e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas. Em 1992, criou o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Saju), que atende a comunidade carente e proporciona prática profissional aos estudantes do curso de Direito.

Itamar também foi membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, vice-presidente da OAB/RS, subseção local; membro da Comissão de Ética da entidade e primeiro presidente do Conselho Municipal de Contribuintes da cidade, tendo sido reeleito. Também foi recebeu diplomas de honra ao mérito pela OAB/RS, subseção Caxias do Sul, por 20 e 40 anos do exercício exemplar da advocacia.

08/08/2018 - 15:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo