Voltar para a tela anterior.

Corbola e Galópolis poderão ser consideradas comunidades amigas

Para entrar em vigor, a proposta sobre o assunto precisa da sanção do Executivo, que é o autor da matéria


O projeto de lei (PL) 111/2018, que pretende declarar como comunidades amigas Corbola, na Itália, e a região administrativa de Galópolis, em Caxias do Sul, obteve a aprovação unânime do Legislativo caxiense, durante a plenária desta terça-feira (07/08). O texto remetido pela prefeitura à Câmara seguirá agora para sanção do próprio prefeito Daniel Guerra/PRB.

Pela matéria, a declaração de “irmanamento” busca fortalecer os laços de amizade e cooperação entre povos, principalmente nas áreas culturais e econômicas. Na exposição de motivos do texto, o prefeito Daniel Guerra explica que a formulação de amizade entre cidades ou regiões, por meio de lei, costuma ser utilizada quando as comunidades têm características semelhantes ou pontos e referências históricas comuns. Essa parceria se concretiza em acordos de cooperação mútua entre cidades e/ou regiões orientados a promover ações e projetos nas áreas de gestão urbana e políticas econômicas e sociais.

“Esses acordos levam ao estabelecimento de intercâmbio cultural, partilha de conhecimento técnico, como, por exemplo, intercâmbio no ensino (estudantes) e nas políticas empresariais. Enquanto mecanismos diplomáticos, os acordos com as comunidades amigas podem propiciar troca de conhecimento sobre políticas públicas e projetos em diversas áreas, tais como programas de saúde e políticas culturais, além de outras possíveis trocas relativas aos interesses das cidades”, detalha o chefe do Executivo, no projeto.

No caso do município de Corbola, fica na Província de Rovigo, na região do Vêneto, na Itália, de onde vieram muitos dos imigrantes que ajudaram Caxias do Sul a progredir, a partir de 1875. Mais informações sobre a comuna podem ser obtidas em: http://www.comune.corbola.ro.it/web/corbola

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O PL 111/2018

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Não Votou

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

07/08/2018 - 10:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo