Voltar para a tela anterior.

Comissão do Legislativo realiza seminário sobre alternativas para o enoturismo

Pesquisadores e representante de associação de produtores dos Altos Montes debateram sobre o turismo voltado à vitivinicultura


Na manhã do sábado (04/08), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizou o seminário “Enoturismo: ferramenta para desenvolver um destino vinícola”, discutindo alternativas para diversificar a economia regional. O evento lotou a Sala Florense da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).

A primeira conferência foi conduzida pelo professor Alexandre Panosso Netto, da Universidade de São Paulo (USP). Ele destacou a necessidade de conhecer o negócio e o público, além de oferecer uma experiência. “O turista gosta de ser desafiado”, apontou.

O professor Pedro de Alcântara Bittencourt César, da Universidade de Caxias do Sul, disse que é essencial oferecer o melhor produto possível, criando atrativos que fidelizem turistas. Já Giovani Fabian, presidente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), explanou ações da entidade e da importância de pensar o futuro: ele comentou que a Vinhos Fabian, da qual é sócio-gerente em Nova Pádua, prepara um restaurante, atendendo a uma demanda do público.

Produtores rurais e vitivinicultores responderam questionário voltado a diagnosticar o perfil dos negócios locais. O material vai embasar, além do destino turístico Passo do Vinho (com vinícolas de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua) os projetos futuros da Comissão. Estudantes, empresários e representantes do trade turístico também estavam na plateia.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), vereador Gustavo Toigo/PDT, definiu o encontro como produtivo. “Os palestrantes colaboraram com conceitos e experiências que ajudarão na capacitação e no incentivo aos produtores, visando ao engajamento em um projeto de Enoturismo regional”.

O vereador Adiló Didomenico/PTB, da CDEFCO, esteve presente. A Comissão também é composta por Chico Guerra/PRB, Flávio Cassina/PTB e Wagner Petrini/PSB. Velocino Uez/PDT, presidente da Comissão de Agricultura, também participou.

 

(Com informações da jornalista Cristiane Barcellos).

06/08/2018 - 08:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo