Voltar para a tela anterior.

Legislativo prestigia premiação da Bienal Brasileira de Fotografia Preto e Branco

Presidente Alberto Meneguzzi destacou a importância do evento para o segmento cultural de Caxias


O presidente do Legislativo caxiense, Alberto Meneguzzi/PSB, participou, na noite de sábado (04/08), da solenidade de premiação da trigésima edição da Bienal Brasileira de Arte Fotográfica Preto e Branco. O evento segue até 30 de agosto, na Casa da Cultura de Caxias do Sul. Durante a cerimônia, o parlamentar fez uso da palavra e destacou a importância do evento, sediado neste ano pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, para a cultura local.

De acordo com Meneguzzi, Caxias do Sul está num caminho árduo de desenvolvimento do setor cultural, sobretudo pela falta de políticas públicas destinadas ao setor. “Recordo que, ano passado, quando tomei posse na Câmara, recebi algumas lideranças da fotografia caxiense que relataram a existência de uma semana municipal há 10 anos, mas que ainda não havia sido regulamentada. A Câmara Municipal está sempre disposição do Clube do Fotógrafo e demais entidades, para desenvolver parcerias e iniciativas", comentou. 

A Bienal é o maior maior evento fotográfico interclubes do país e irá trazer a Caxias do Sul, até 30 de agosto, renomados fotógrafos. Realizada de forma itinerante, a cada ano, um fotoclube se responsabiliza por sediar a programação, sendo que todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Além das oficinas, palestras e demais atividades, a Bienal caxiense conta uma das mais belas exposições coletivas no que se refere a imagens autorais de cunho artístico. A cada edição, conforme a organização, participam mais de 3 mil fotografias, que são submetidas a uma seleção realizada por um corpo de jurados, que escolhem as 150 melhores imagens que farão parte da mostra. Dentre elas são destacadas as medalhas de Ouro, Prata e Bronze, e mais 17 Menções Honrosas.

Meneguzzi também participou da abertura da mostra, que pode ser visitada na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h.   

A XXX Bienal Brasileira de Arte Fotográfica Preto e Branco também integra a 11ª edição da Semana Municipal da Fotografia de Caxias do Sul, que terá sua abertura oficial em 10 de agosto, às 19h e seu encerramento em 25/08. O Legislativo caxiense também participa do evento, com a exposição “Linhas Poéticas”, de Nilva Damian e Sandra Puente, no Espaço Cultural Mário Crosa, de 20 a 31 de agosto.

05/08/2018 - 15:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo