Gustavo Toigo defende políticas públicas de segurança para ciclistas

Vereador caxiense discorreu sobre o transporte alternativo na plenária desta quarta-feira

O parlamentar Gustavo Toigo/PDT defendeu, na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/08), o incentivo ao uso da bicicleta enquanto meio de transporte alternativo. O pedetista afirmou que esse meio de locomoção contribui para a economia, a preservação do meio ambiente e a diminuição de congestionamentos.

Toigo entende que o poder público deve ficar atento aos meios de transporte alternativo e promover intervenções que estimulem a utilização da bicicleta. Nesse sentido, mencionou que a bicicleta auxilia na diminuição da emissão de gases poluentes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Também pontuou que, no Brasil, conforme o Ministério das Cidades, a “bike” já é o veículo individual mais utilizado em municípios com menos de 50 mil habitantes.

O pedetista repercutiu o abaixo-assinado organizado pelo grupo Pedala Caxias, que integra movimentos de ciclismo da cidade, e reivindica ações em prol da segurança para quem usa a bicicleta. Destacou que o documento, entregue à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), teve a assinatura de 7,5 mil pessoas em 30 dias, o que demonstra a relevância do assunto junto à comunidade.

Para ele, tratando-se de Caxias do Sul, as administrações que antecederam a atual priorizaram o transporte coletivo mediante a construção de binários e a concretagem de corredores de ônibus, por exemplo. O vereador também lamentou que as discussões a respeito do assunto não se façam presentes com mais intensidade na Câmara Municipal.

Nesse contexto, informou que o Projeto de Lei (PL) 67/2016, de sua autoria, visa instituir as Diretrizes do Transporte Cicloviário Municipal, e tramita na Casa atualmente. Definiu que a iniciativa dá segurança jurídica para que o Executivo faça os investimentos necessários quanto às ciclovias e faixas compartilhadas, por exemplo. Ponderou que vai solicitar apoio da Mesa Diretora e da Assessoria Legislativa para saber se é possível enviar o PL ao titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares. A ideia é que Soares analise e emita um parecer a respeito da matéria.

“É preciso desenvolver políticas públicas que deem condições de segurança para que as pessoas se desloquem, de bicicleta, de forma segura, sem precisar disputar espaço com carros e ônibus em um trânsito cada vez mais violento”, finalizou o pedetista.

Por meio de aparte, os vereadores Denise Pessôa/PT e Edson da Rosa/MDB concordaram com as afirmações de Toigo.

01/08/2018 - 13:33

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861